Fale com a gente

Política

Nosso compromisso hoje é com a sociedade rondonense, diz Elemar Lamberti

Publicado

em

 

Mirely Weirich/OP

Candidato a prefeito da coligação Pra Frente Rondon (PDT/PMDB/PP/SD/PV/PCdoB/PSDC/PT), Elemar Lamberti: A tendência dos eleitores hoje é trazer a renovação e colocar pessoas com experiência na área administrativa e de gestão, e esse conhecimento e experiência nós temos

 

A cada eleição o meio político apresenta alguma surpresa. Nesta campanha em Marechal Cândido Rondon possivelmente a principal novidade tenha sido a decisão do grupo político situacionista formado pelo PDT/PMDB/PP/SD/PV/PCdoB/PSDC/PT, que forma a coligação Pra Frente Rondon, em escolher um nome totalmente novo na política para ser o candidato a prefeito. Trata-se do empresário Elemar Lamberti (PDT).

Se não bastasse isso, outra notícia que pegou muitos eleitores de surpresa foi a escolha da candidata a vice-prefeita: a professora aposentada Roseli Bier (PMDB), esposa do deputado Ademir Bier (PMDB). Embora ela sempre esteja ao lado do marido nas campanhas e lhe acompanhe desde o início de sua trajetória política, com forte atuação no PMDB Mulher, assim como Lamberti nunca havia disputado uma eleição.

Em entrevista ao Jornal O Presente, o candidato a prefeito do PDT reafirmou que possui conhecimento e experiência em gestão e administração, o que, na opinião dele, serão as características essenciais para o próximo gestor municipal, e que lhe garantem a aptidão para exercer o cargo público caso eleito no domingo (02). Confira.

 

O Presente (OP): A saúde foi um dos principais pontos debatidos na campanha. O senhor acredita que este setor é o que carece de mais ou melhores investimentos? A saúde precisa de mais recursos ou investir melhor o orçamento?

Elemar Lamberti (EL): Na área da saúde a infraestrutura do município de Marechal Cândido Rondon está muito boa. Avaliando desde o 24 Horas, parece que esta administração vai entregar ainda neste ano a Central de Medicamentos, Farmácia Básica, temos o Hospital Municipal que está funcionando, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que está com a parte física concluída, falta ainda a parte de equipamentos, também não sei qual o procedimento da atual administração para isso, mas pode-se dizer que a infraestrutura da saúde rondonense está excelente. Basta agora dar continuidade e gestão. O que precisa ser feita é uma boa administração e uma boa gestão na área da saúde.

 

OP: Muitos têm questionado o fato de que o senhor não teria experiência em gestão pública. Como driblar esse desafio, já que a iniciativa privada é diferente?

EL: Eu não vou dizer driblar, mas vou dizer que todo gestor ou administrador hoje administra qualquer atividade. Ele vem do setor privado e vai para o público e não tem dificuldades, porque vai encontrar pessoas que são competentes, técnicos e que conhecem. Para fazer uma gestão hoje é preciso estar cercado de pessoas competentes e, por isso, não vejo dificuldade nenhuma em administrar o Poder Público.

 

OP: A sua equipe de governo já está formada?

EL: Até o momento não. Vamos trabalhar em conjunto conforme o nosso plano de governo e como eu falei durante todas as reuniões que tivemos, a sociedade vai ajudar a procurar as pessoas, porque a nossa gestão será compartilhada com a sociedade. Nós vamos ouvir a sociedade, quem são as pessoas, os profissionais que eles irão indicar, mas principalmente vamos valorizar, na equipe de governo, o atual servidor público, ver o potencial deles. Por que não, entre eles, dar a oportunidade para essas pessoas também assumirem um cargo superior como diretor ou até secretário?

 

OP: O senhor faz parte de um grupo político que integra o atual governo municipal. Neste sentido, algumas pessoas que estão hoje na prefeitura serão mantidas no seu governo, caso seja eleito?

EL: Eu não integro essa atual administração. Nós temos uma coligação de partidos e o nosso partido é coligado ao partido que está hoje na administração. Então para deixar bem claro eu não integro e não participo da atual administração, até hoje não participei em nada no Poder Público. Não temos compromisso, como eu já tenho falado em outras oportunidades. Não assumimos compromisso com nenhum partido até o momento. Nosso compromisso hoje é com a sociedade rondonense.

 

OP: Esta foi uma campanha de apenas 45 dias. Como o senhor avalia esse período? Foi muito curto ou ideal, a partir das mudanças na minirreforma eleitoral?

EL: Por estar participando pela primeira vez de uma campanha eleitoral para majoritária de Marechal Cândido Rondon não vi nenhuma dificuldade pelo tempo curto. O que basta hoje é você se dedicar, trabalhar e mostrar as suas propostas. Não adianta ter muito prazo, muito tempo, e não ter o que apresentar para o eleitor.

 

OP: A campanha contou como uma das principais novidades o fim do financiamento empresarial. Embora não tenha experiência em outras eleições, como o senhor analisa essa mudança?

EL: Minha avaliação é positiva. Eu sou da opinião de que a Justiça Eleitoral precisa cada vez mais apertar o cerco, porque precisamos chegar cada vez mais em um ponto onde o eleitor vai ter orgulho de votar em um candidato, igual temos em outros países modelos de que aparece o candidato qualificado e não precisamos gastar muito dinheiro simplesmente na área comercial, na propaganda. Esse seria somente o valor que é o que nós estamos gastando hoje na área comercial, para vender o nosso nome. Eu vejo como positiva essa mudança, mas acredito que a lei poderia ser ainda mais rigorosa.

 

OP: Quantos vereadores a sua coligação espera eleger?

EL: Nós acreditamos, pela forma como está indo, que devemos fazer no mínimo de sete a oito vereadores.

 

OP: Por que os eleitores devem votar no Elemar Lamberti?

EL: Eles devem votar porque o Elemar Lamberti e a Roseli Bier são a mudança para Marechal Cândido Rondon. Como eu já tenho repetido em outras oportunidades, tanto o Elemar Lamberti como a Roseli Bier nunca participaram do Poder Público, da vida política, de eleições, nunca fomos candidatos. Nós somos o novo. A tendência dos eleitores hoje é trazer a renovação e colocar pessoas com experiência na área administrativa e de gestão, e esse conhecimento e experiência nós temos. Gostaria de agradecer a Roseli Bier, a Rose Lamberti, minha esposa, meus filhos pelo apoio que têm dado e a todos os cidadãos rondonenses pela receptividade muito boa em todos os lugares, na cidade, nos bairros, distritos, os agricultores, sempre nos receberam muito bem e conseguimos transmitir para eles a nossa credibilidade. Portanto, contamos que teremos um resultado positivo.

Copyright © 2017 O Presente