Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“O PP tem total liberdade para buscar qualquer composição”, diz Sotoriva

Publicado

em

Presidente do PP de Santa Helena, ex-prefeito Jucerlei Sotoriva: “Acho um pouco cedo para alguém se colocar na condição de candidato. Aí passa a ser um pouco de vaidade, no nosso entendimento” (Foto: Arquivo/OP)

 

O Partido Progressista (PP) de Santa Helena tem se reunido constantemente para discutir sua situação e o futuro político-partidário. Com dois vereadores na Câmara – Valdecir Noro e Gesila Bortolaci -, o presidente da agremiação, ex-prefeito Jucerlei Sotoriva, considera que a sigla está forte e bastante unida na construção do desenvolvimento do município.

De acordo com ele, nem quando Airton Copatti (MDB) era prefeito o PP fazia oposição ao governo municipal. “Muito pelo contrário, pois a proposta e a ideia sempre foi ajudar a construir o município. A única coisa que antes não tinha abertura de participação, inclusive os vereadores não tinham os pleitos atendidos”, afirmou, ao Jornal O Presente.

Sotoriva comenta que com a gestão do prefeito Evandro Grade (Zado) (PDT) houve mudança especialmente no atendimento daquilo que é solicitado por meio dos parlamentares e da comunidade.

Mesmo sendo considerado hoje um parceiro do governo, o Progressista, segundo o ex-prefeito, tem total liberdade para buscar qualquer composição que for conveniente para o município e dentro daquilo que há proposta do partido. “O PP não tem compromisso político com o governo. Algumas pessoas do partido estão na prefeitura, a convite do governo e não por imposição ou indicação do presidente. Houve, sim, em dado momento, conversa do prefeito com o partido em que ele pediu ajuda do PP. Nunca houve negativa em ajudar, muito pelo contrário, a ideia sempre foi auxiliar. Agora aquilo que é construção de composição política, isso de fato é uma construção. Hoje não há compromisso político com o governo”, declara.

 

Eleição 2020

Conforme Sotoriva, em relação às eleições de 2020 já existem alguns grupos que estão atrás de apoiamento político e certos nomes se colocam na condição de pré-candidatos. “Acho um pouco cedo para alguém se colocar na condição de candidato. Aí passa a ser um pouco de vaidade, no nosso entendimento. O que estamos fazendo é conversar com algumas pessoas para buscar a construção de uma composição de um conjunto de um grupo político que tenha condição plena de execução administrativa. Tendo força política se consegue fazer a execução administrativa, e isso estamos conversando com algumas pessoas, sim, buscando uma bela composição. Até porque na próxima eleição não há mais coligações para proporcional, então cada partido terá seus candidatos”, expõe o presidente do PP santa-helenense.

Neste sentido, o Progressista está muito bem articulado para que tenha candidatos em todos os distritos e na cidade, adianta o ex-prefeito. “Teremos um bom número de candidatos e chapa completa com propósito de fazer um bom número de vereadores. Isso é uma composição partidária. A composição majoritária está sendo conversada. Já dialogamos com alguns partidos e com algumas pessoas buscando um norte de gestão dentro daquilo que a gente entende que seria interessante em termos de investimentos. Chegando em um momento mais próximo, pois ainda está muito cedo, aí sim começaremos a identificar a pessoa que representa isso, que oferece condição de fato de fazer”, argumenta.

 

Protagonista

Tradicionalmente, o PP tem sido um dos protagonistas nas eleições de Santa Helena. Questionado se esse cenário deve se repetir no próximo ano, inclusive com uma candidatura a prefeito, Sotoriva é enfático: “Sem as vaidades do partido querer ter candidato a prefeito ou a vice, mas tem nomes para apresentar sim para candidatura a prefeito e para uma composição com possibilidade de vice. Isso vai ser discutido internamente e no conjunto a ser formado para ver qual o entendimento destas pessoas. A ideia e a proposta é sempre buscar agregar, pois às vezes um ou outro nome pode não ser simpático ao conjunto. Então não adianta querer forçar uma situação sem ter a certeza e um pouco de segurança no resultado. Vai ser protagonista, sem dúvida, mas isso não significa que tenha de ter candidato a prefeito ou a vice. A ideia é que tenha, mas a proposta principal é fazer uma bela composição legislativa e eleger um bom número de vereadores para também ser protagonista na execução daquilo que é proposto no plano de governo”, explana.

 

Pré-candidatura

Prefeito no mandato passado e sem conseguir a reeleição, o nome de Jucerlei Sotoriva volta ao cenário político de Santa Helena. Perguntado se avalia disputar a eleição em 2020, ele responde: “Não tenho discutido isso e não tenho predisposição em ser. Nunca me furtei a nada numa composição política naquilo que é necessidade de momento, mas sinceramente não penso nisso hoje. Está cedo”, conclui.

 

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente