Fale com a gente

Política Eleições 2022

O que esperar do debate entre Lula e Bolsonaro nesta sexta-feira na Globo

Candidatos terão hoje a última oportunidade de conquistar votos de indecisos e de aumentar a rejeição ao adversário

Publicado

em

(Fotos: Divulgação)

Na noite desta sexta-feira (28), os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participam do último debate presidencial antes do segundo turno das eleições. O embate será transmitido ao vivo pela TV Globo, a partir das 21h30.

Com uma margem pequena de diferença nas últimas pesquisas eleitorais, Lula e Bolsonaro terão a última oportunidade de conquistar os votos de indecisos e de aumentar a rejeição popular ao adversário.

Os dois têm se preparado para enfrentar perguntas relacionadas à corrupção e à economia. Lula, que foi chamado de “corrupto” e “ex-presidiário” em debates anteriores, terá o desafio de se defender e de rebater acusações sem estourar o tempo de fala.

Já Bolsonaro deve fazer o possível para se desvincular de Roberto Jefferson, se o assunto vier à tona. O ex-deputado do PTB, aliado do presidente, atirou contra policiais federais no último domingo (23), antes de ser preso por descumprir regras da prisão domiciliar.

Sobre temas econômicos, Bolsonaro deve reafirmar que o salário mínimo terá reajuste acima da inflação em 2023, que não há intenção de congelar aposentadorias e que ele não acabará com as deduções de despesas de saúde e educação no Imposto de Renda.

Essas questões desgastaram a campanha do presidente ao longo da semana, depois da publicação de notícias sobre planos que estariam sendo estudados pelo Ministério da Economia para acabar com a indexação do salário mínimo e para reduzir os descontos do IRPF.

Lula deve aproveitar o assunto para lembrar que, nos últimos anos, o salário mínimo não teve aumento real – ou seja, que o governo Bolsonaro não fez nenhum reajuste acima da inflação e nunca propôs isso ao Congresso.

No primeiro confronto direto entre Lula e Bolsonaro no segundo turno, que aconteceu no dia 16 de outubro, na Band, os dois falaram sobre corrupção, orçamento e pandemia da Covid-19. Assim como nos debates anteriores, houve mais trocas de acusações do que discussão de propostas.

Regras do debate

O debate será mediado pelo jornalista William Bonner e dividido em cinco blocos. Em dois deles, os candidatos discutirão temas livres. Em outros dois, os assuntos serão escolhidos a partir de alternativas apresentadas em um telão. O último será para considerações finais.

Primeiro bloco: tema livre. Duração de 30 minutos. Cada candidato terá 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Primeiro a falar será Bolsonaro;

Segundo bloco: tema determinado a partir de uma lista de seis opções. Duração de 10 minutos. Cada candidato terá cinco minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Primeiro a falar será Lula;

Terceiro bloco: tema livre. Duração de 30 minutos. Cada candidato terá 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Primeiro a falar será Lula;

Quarto bloco: tema determinado a partir de uma lista de seis opções (exceto a escolhida no segundo bloco). Duração de 10 minutos. Cada candidato terá cinco minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Primeiro a falar será Bolsonaro;

Quinto bloco: considerações finais. Primeiro a falar será Lula. A ordem, em todos os blocos, foi definida por sorteio, com a presença de representantes dos partidos.

2º turno das eleições 2022

Para o cargo de presidente, quando nenhum dos candidatos atinge 50% mais um dos votos válidos, a eleição vai para o segundo turno. Em 2022, a segunda etapa de votação é no dia 30 de outubro. Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8 às 17 horas.

Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º?

O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições de 2022 pode e deve votar no segundo turno. Segundo o TSE, cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Isso significa que uma pessoa que não votou no primeiro turno não é proibida de ir às urnas no segundo, desde que seu título eleitoral esteja regular.

Quais cargos serão votados no 2º turno das eleições 2022?

O segundo turno é somente para cargos de governador e presidente, caso nenhum candidato atinja 50% mais um dos votos válidos. Para estado sem segundo turno, há votação somente para presidente.

Nas eleições de 2022, doze estados vão ter a definição em uma segunda etapa: São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina, e Rondônia.

Não foi votar? Como justificar ausência do voto

Quem não pode justificar a ausência no dia do primeiro turno da eleição, tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica.

Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.

Com Exame

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente