Fale com a gente

Política Hipótese cogitada

Para Moro, Funai pode ser mantida no Ministério da Justiça

Publicado

em

"Ainda está indefinido, pode ser até que fique no Ministério da Justiça, pode ser que saia. [...] Está sendo discutido”, disse (Foto: Reprodução/TV Globo)

Apesar de o presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmar na quarta-feira (05) que o ex-juiz federal Sergio Moro, confirmado para o Ministério da Justiça, “está sobrecarregado”, o próprio futuro ministro reconheceu que pode vir a assumir mais uma responsabilidade. Segundo Moro, ainda é considerada a hipótese de a Fundação Nacional do Índio (Funai) ser mantida na Justiça.

“Ainda está indefinido, pode ser até que fique no Ministério da Justiça, pode ser que saia. […] Está sendo discutido”, disse.

Caso a Funai seja retirada da Justiça, a alternativa em estudo é colocá-la vinculada ao Ministério da Cidadania, que agregará as pastas do Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura, ou talvez ao Ministério de Direitos Humanos.

A hipótese foi cogitada pelo deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), que assumirá a Cidadania. Ele citou até mesmo outra possibilidade, que seria associar a Funai à Secretaria de Governo, ligada ao Palácio do Planalto. Para Terra, o ideal é que a Funai fique ligada a uma pasta que possa dar prioridade à política indigenista.

“[Ir para o Ministério do] Direitos Humanos é bom, pode ser bom. Tem vários lugares [em] que pode ficar, até na Secretaria de Governo. Tem que ser um ministério que dê relevância ao tema. O meu [Ministério da Cidadania] está com muita coisa relevante. É um tema específico, tem muita sensibilidade na sociedade”, afirmou o futuro ministro da Cidadania.

 

Com Agência Brasil 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente