Fale com a gente

Política Brasil da Esperança

PCdoB é reativado em Marechal Rondon e pode dar novo rumo à Federação

Presidência da comissão provisória foi assumida por Elio Welter, uma das lideranças dos motoristas por aplicativo na cidade

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O PCdoB está reativado em Marechal Cândido Rondon. A presidência da comissão provisória foi assumida por Elio Welter, uma das lideranças dos motoristas por aplicativo na cidade. A recriação do partido pode dar um novo rumo à Federação Brasil da Esperança no município.

A Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, foi criada em 2022 com o apoio do então candidato à presidência Lula, como uma possibilidade de aglutinar forças dentro do campo de esquerda.

Mas, com a Federação, a dinâmica de escolhas eleitorais e táticas se altera. O PT, acostumado a tomar suas decisões internas, agora precisa se alinhar com os outros dois partidos que compõem a Federação. E isso vale por no mínimo quatro anos, ou seja, precisa ser seguido à risca no pleito de 2024.

Em Marechal Rondon o cenário já acenava para divergências internas na Federação. O PT vem inclinado a fechar uma aliança com o PSOL, que já anunciou Viviane Rodrigues como pré-candidata a prefeita. Mas, o PV defende afastamento do radicalismo e das pautas nacionais, focando mais nas questões locais. E, agora, entra ainda o PCdoB na jogada.

Pelo regimento da Federação, se não houver um entendimento na Federação em nível municipal, a questão sobe para definição na executiva estadual, que coincidentemente atualmente tem no comando um líder do PCdoB, o historiador Elton Barz.

Com Blog do Jadir

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente