Fale com a gente

Política Eleições 2022

Podemos confirma Alvaro Dias como candidato ao Senado pelo Paraná

Publicado

em

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O Podemos confirmou na noite de sexta-feira (5) que Alvaro Dias será o candidato do partido ao Senado. O político tentará ser reeleito para o quinto mandato como senador.

A oficialização da candidatura foi em convenção partidária em Curitiba, no último dia do prazo fixado pelo calendário eleitoral.

Agora, os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral.

Emocionado, em seu discurso para mais de 800 pessoas, Alvaro explicou o motivo da escolha da frase que leva o nome da coligação, citando Ney Braga, um grande adversário político que ocupou vários cargos e foi eleito duas vezes governador.  “Esse estado teve um grande líder político, nós fomos concorrentes. No final, muito próximo ao seu falecimento e durante sua última campanha, Ney Braga convocou a imprensa e disse que votaria em mim por amor ao Paraná. É por isso que estamos carimbando a nossa coligação com essa frase. Nós estamos aqui por amor ao Paraná”, declarou.

Alvaro reforçou sua história de trabalho e dedicação ao Estado: “Por que eu não paro? Porque eu não posso abandonar o Paraná. Existem causas que ainda não foram concretizadas, como o foro privilegiado e a prisão em segunda instância. Existem 33 milhões de pessoas que passam fome no país, mais de 60 milhões sobrevivendo com metade do salário-mínimo, sem água tratada. Esse contraste não pode prevalecer por aqueles que querem justiça, solidariedade e humanidade. Sem essa luta não há razão para permanecer na atividade política”, enalteceu o senador.

Alvaro Dias nasceu na cidade de Quatá, em São Paulo, mas fez carreira política no Paraná. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e governador do Paraná.

O senador tem 77 anos e é licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Disputa pelo Senado

O mandato de senador é de oito anos. A cada quatro anos, são renovados um ou dois terços das cadeiras – de forma alternada.

Em 2022, um terço das cadeiras será renovado (27 vagas). Dos três representantes do Paraná, o mandato de Alvaro Dias (Podemos) é o que termina este ano.

O calendário eleitoral prevê a realização das convenções partidárias de 20 de julho a 5 de agosto. Porém, a oficialização das candidaturas depende de protocolo das atas das convenções na Justiça Eleitoral.

Além de Rosane Ferreira, foram confirmados em convenções para a disputa pela vaga no Senado: Aline Sleutjes (PROS), Desiree Salgado (PDT), César Silvestri Filho (PSDB), Guto Silva (PP), Laerson Matias (PSOL), Paulo Martins (PL), Roberto França (PCO), Orlando Pessuti (MDB) e Sergio Moro (União Brasil).

Eleições

O primeiro turno para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais está marcado para 2 de outubro. Eventual segundo turno será no dia 30 do mesmo mês.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente