Fale com a gente

Política Fortalecimento

Prefeito de Pérola é eleito presidente da Associação dos Municípios do Paraná

Publicado

em

A votação foi realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa e se tornou um ato público em defesa do municipalismo (Foto: Divulgação)

O pequeno município de Pérola, que tem pouco mais de 11 mil habitantes e está localizado na região de Umuarama, conseguiu uma inserção ainda maior na política estadual com a eleição do prefeito Darlan Scalco, nesta terça-feira (23), como novo presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). A votação foi realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa e se tornou um ato público em defesa do municipalismo.

Apoiado pelo governador Ratinho Junior, Scalco foi aclamado presidente encabeçando chapa única e substitui no cargo ao prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini. A cerimônia foi conduzida pelo deputado estadual, ex-prefeito de Assis Chateaubriand e ex-presidente da própria AMP, Marcel Micheletto, que representou no ato o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano.

Falando para mais de 200 lideranças, entre prefeitos, deputados e vereadores que lotaram o plenarinho, Micheletto disse que a atual partilha dos recursos nacionais privilegia o governo federal em prejuízo dos municípios.

 

Fortalecimento

Depois de eleito, Darlan Scalco agradeceu a Schiavini e enfatizou que sua eleição traduz o “momento de unidade” vivido AMP e propício para ações em favor do municipalismo. Ele advertiu que alguns municípios paranaenses, além das dificuldades decorrentes da falta de recursos, estão sobrecarregados com decisões judiciais que autorizam o retorno de funcionários aposentados a seus antigos cargos, que já foram ocupados por novos servidores contratados por concurso público, o que está levando ao inchaço do quadro de servidores.

Antes do pronunciamento de Scalco, Frank Schiavini fez um balanço de suas ações e disse que, como último gesto de seu mandato na AMP, entregava um ofício ao governador em exercício, Darci Piana (representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, em viagem à China), pedindo, em nome dos prefeitos paranaenses, que o Governo não autorize o aumento das tarifas de água e esgoto pedido pela Sanepar.

Ainda antes da eleição, o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli, saudou Scalco e ressaltou a importância de que a AMP mantenha a “permanente interlocução” desenvolvida hoje com o Legislativo e demais poderes, assim como nas articulações nacionais que visam o fortalecimento dos municípios. Romanelli lembrou que um dos lemas da campanha presidencial – “menos Brasília e mais Brasil” – remete necessariamente ao debate sobre a reforma do pacto federativo. “A solução dos problemas do País passa pelo fortalecimento dos municípios”, disse o deputado.

A AMP foi criada em 1964 e congrega todos os 399 municípios paranaenses.

 

Com assessoria 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente