Fale com a gente

Política Despedida

Romanelli encerra período na Liderança do Governo na Assembleia

Publicado

em

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB): “Sou muito grato ao governador Richa, pela confiança" (Foto: Pedro de Oliveira/Alep)

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) utilizou a tribuna na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (09) para se despedir da Liderança do Governo. O parlamentar esteve à frente do posto durante o segundo mandato de Beto Richa, desde 2015, totalizando três anos e três meses. Romanelli agradeceu a confiança do governador e disse ainda dos avanços que o Paraná teve neste período, especialmente com o ajuste fiscal, que colocou o estado em posição privilegiada no cenário nacional.

Reconhecendo que duas devem ser as qualidades de um líder, Romanelli aproveitou para ainda agradecer o ex-governador: “Sou muito grato ao governador Richa, pela confiança. Um líder do governo tem que guardar lealdade a duas instituições. Primeiro, à instituição do Poder Executivo e seu chefe. E por outro lado, guardar lealdade à base de apoio que sustenta”.

O parlamentar destacou o importante papel dos deputados da base e também da Oposição. “Sem ter tido apoio na minha base, que foi ampliada, e começou com 33 deputados, que constituiu o núcleo duro do governo, o Paraná não teria conseguido fazer o programa de ajuste fiscal. Hoje é um Estado diferenciado. Quero agradecer muito também a oposição, que sempre valorizou o debate político, o diálogo, e nós conseguimos construir soluções”.

 

Reconhecimento

Diversos deputados pediram a palavra para ressaltar o papel de Romanelli enquanto conduziu a base de sustentação ao governo. “Nos sentimos honrados pela sua liderança”, disse Nelson Justus (DEM).

Outra qualidade destacada foi a capacidade do ex-líder em promover encontros permanentes com a base para discutir estratégias e dialogar com o grupo, conforme afirmou o deputado Paulo Litro (PSDB). “Aprendemos muito com o senhor, que sempre possibilitou o diálogo e principalmente que sempre esteve disposto a conversar com os deputados, em reuniões rotineiras na Liderança do Governo”.

Já o deputado Nereu Moura (PMDB) lembrou sua amizade com Romanelli e louvou a capacidade do parlamentar em sempre preservar a convivência respeitosa, mesmo diante de posições antagônicas politicamente. “É um dos deputados mais brilhantes desta Casa. Divergimos duramente em vários momentos, mas nunca faltou o respeito e a boa convivência”.

A experiência frente às Lideranças do Governo durante as gestões de Roberto Requião e Beto Richa foi ainda lembrada pelo deputado Fernando Scanavaca (PDT). “É um deputado polivalente, que esteve liderando os deputados em outros governos. Isso mostra a sua grande capacidade e habilidade”.

Para o deputado Anibelli Neto (PMDB), Líder da Oposição, a função de “liderar não é fácil e por isso mesmo o deputado Romanelli, com a sua experiência, com o bom diálogo, soube desempenhar a sua missão e por isso mesmo sai de cabeça erguida”.

 

Aprendizado

O novo Líder do Governo Cida Borghetti, deputado Pedro Lupion (DEM), no seu primeiro discurso na função, agradeceu a confiança da atual chefe do Poder Executivo e disse que aprendeu muito com Romanelli, o que também lhe deu segurança para assumir a posição de ser o interlocutor do governo com os demais parlamentares. “Se não fosse a experiência, o exemplo que aprendi com o Romanelli, não teria aceitado a função de ser líder”.

O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), falou também sobre o protagonismo do parlamentar nos momentos mais complexos deste período legislativo. “Quero enaltecer o trabalho na condução da Liderança, sua lealdade neste período, de dialogar nos momentos mais difíceis que vivemos nesta Casa, que é eclética, e que enfrentou situações complexas, mas que com o seu diálogo nos auxiliou. E esta boa relação com os deputados também não se abalou. Por isso fica aqui o meu registro: que um líder é sempre um líder”.

 

Com Alep

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente