Fale com a gente

Política "Me sinto lisonjeado"

“Será uma honra representar o Oeste e o meu Paraná em Brasília. Contem comigo”, diz Elton Welter

Publicado

em

"Estou muito feliz. Quero ajudar Marechal Cândido Rondon, a região, o Paraná, o Brasil", declarou Elton Welter ao O Presente (Foto: O Presente)

Com a confirmação, nesta quinta-feira (26), do nome de Enio Verri (PT) para a direção-geral da Itaipu, ele vai precisar renunciar ao mandato de deputado federal. Com isso, o vereador Elton Welter, do PT de Toledo, passará da condição de 1º suplente a deputado federal eleito.

“Recebi com muita alegria a ligação do deputado federal Enio Verri, que esteve hoje à tarde em uma reunião com o presidente Lula, o qual o convidou para ser o diretor-geral brasileiro da Itaipu. Tão logo saiu da reunião, Verri me ligou dizendo que aceitou o convite. Isso me deixou muito lisonjeado, pois nessa condição, ele toma posse em fevereiro e renuncia ao mandato, e eu viro titular de fato, pois sou o 1º suplente. Estou muito feliz. Quero ajudar Marechal Cândido Rondon, a região, o Paraná, o Brasil”, declarou Welter ao O Presente.

Para Welter, será uma honra representar o Paraná em Brasília. “Me sinto lisonjeado, pois esse convite ao Enio vai me tornar deputado federal para ajudar todo o Paraná, todo o Brasil. Tenho uma visão desenvolvimentista, sou municipalista e um político de inclusão social. Minha postura é no sentido de ajudar os menos favorecidos, praticar o 1º mandamento, que é amar ao próximo como a ti mesmo. E amar ao próximo significa estar ao lado dos menos favorecidos, criar condições de oportunidade a eles. Contem comigo, Marechal Rondon, Oeste do Paraná. Com a minha experiência, quero contribuir muito com o meu Estado e com o meu país”, enalteceu ao O Presente.

Trajetória de Welter

Elton Welter, que obteve 21.118 votos nas eleições de outubro, foi deputado estadual por dois mandatos e atualmente exerce mandato de vereador em Toledo.

Filho de pequenos agricultores, oriundos do Rio Grande do Sul, nasceu na comunidade de Linha Floriano, em Toledo, em 23 de novembro de 1968. É casado com a professora universitária Nelsi Kistemacher Welter, com quem tem uma filha, Ellen.

É formado técnico em agropecuária pelo Colégio Estadual Presidente Castello Branco e em Filosofia pela Unioeste, ambos em Toledo. É mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável.

Foi assessor parlamentar do primeiro vereador eleito pelo PT em Toledo,  Aldeni Araújo, de 1993 a 1996. Nesse ano, se elegeu vereador e em 2000 foi reeleito.

Em 2006, consolidou sua reeleição para o segundo mandato de deputado estadual.  

Em sua atividade parlamentar na Assembleia, ocupou diferentes espaços, como líder da bancada do PT, presidente do Bloco Agropecuário, representante do PT nas Comissãoes de Constituição e Justiça, Meio Ambiente, Agricultura e 3º Secretário da Mesa Diretora da Casa.

Em janeiro de 2013, assumiu como titular uma cadeira no Legislativo paranaense, deixada pelo deputado Augustinho Zucchi (PDT).

Anos depois, elegeu-se vereador de Toledo.

Dois deputados de Toledo

Com a nomeação de Enio Verri, o município de Toledo passará a ter dois deputados federais, uma vez que Dilceu Sperafico (PP) também voltará a ocupar uma cadeira na Câmara Federal.

Entrevista ao O Presente

Há cerca de dois meses, O Presente recebeu Elton Welter para um bate-papo. Na época, já havia uma grande expectativa de ele assumir como deputado federal. CLIQUE AQUI e assista.

Enio Verri

Quer saber mais sobre Enio Verri, o indicado de Lula para comandar a Itaipu? Então, CLIQUE AQUI e conheça a trajetória de vida dele.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente