Copagril – Sou agro com orgulho
Política Terceira via

Sérgio Moro e Álvaro Dias anunciam nova filiação ao Podemos

Reprodução/Flickr Ministério da Justiça e Segurança Pública

Ao lado de Álvaro Dias, líder do Podemos no Senado, o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, anunciou hoje (24), em sua conta do Twitter, que ainda nessa semana o partido deve receber uma nova filiação. “Nós temos uma grande surpresa”, afirmou Moro.

Juiz federal que ganhou fama durante as investigações da Lava Jato, Sérgio Moro se filiou ao Podemos no dia 10 de novembro, com pretensões de concorrer à corrida presidencial do ano que vem.

Casa do Eletricista ROWA

No início do mandato de Jair Bolsonaro (sem partido), em 2019, Sérgio Moro se estabeleceu como um dos pilares políticos do presidente, sendo nomeado como Ministro da Justiça e da Segurança Pública e se consolidando como um “símbolo anticorrupção”.

Nied 2021 N1

No entanto, em abril do ano passado, Moro pediu demissão do ministério sob a justificativa de que Bolsonaro estaria interferindo na Polícia Federal. A ocasião representou uma racha entre a breve aliança entre ambos, e já poderia sugerir uma possível intenção de concorrer contra o atual presidente nas eleições de 2022.

Combate Max Natal

Durante as operações da Lava Jato, Moro também simbolizou o antipetismo, visto que foi responsável pela prisão do ex-presidente Lula por lavagem de dinheiro e corrupção passiva envolvendo o caso do Triplex no Guarujá. As condenações foram anuladas.

Rui Sonho nov/dez 2

No entanto, em 2019, as investigações sofreram uma descredibilização depois do vazamento, protagonizado pela The Intercept Brasil, de mensagens entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, procurador do caso. Nas conversas fica claro que ambos estão combinando posicionamentos e discutindo o andamento da operação, com principal foco no ex-presidente Lula.

Por ter ganhado fama nas investigações que criminalizam Lula, líder petista e, ao mesmo tempo, ter se distanciado do radicalismo bolsonarista, Sérgio Moro é visto por muitos como uma “terceira via”, uma forma de sair da polarização entre PT e a extrema direita de Bolsonaro.

Apesar das candidaturas ainda não terem sido oficializadas, Lula aparece como favorito nas pesquisas.

 

Com Rede Cultura

Grupo Costa Oeste 2021

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO