Fale com a gente

Política Novo comando

Sérgio Moro escolhe delegado da PF para chefiar Departamento Penitenciário Nacional

Publicado

em

Fabiano Bordignon comandará órgão do Ministério da Justiça responsável pela política penitenciária (Foto: Divulgação)

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, escolheu o delegado da Polícia Federal (PF) Fabiano Bordignon para o comando do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) a partir de janeiro, quando Jair Bolsonaro será empossado presidente da República. O órgão do Ministério da Justiça é responsável pelo sistema penitenciário federal.

O comando do Depen será um cargo estratégico na gestão de Moro à frente do Ministério da Justiça. O ex-juiz federal já disse publicamente que uma de suas prioridades no governo federal será o combate a facções em presídios e à corrupção.

Com experiência no combate a facções criminosas, Fabiano Bordignon já chefiou a PF em Foz do Iguaçu, no Paraná.

“[O comando do Depen] É uma função estratégica, nós todos sabemos que os presídios no Brasil constituem uma espécie de problema devido a questão de superlotação e fragilidade de certos presídios”, declarou Moro.

O futuro ministro relatou que Borgidnon atuou como diretor de penitenciária federal por duas vezes – uma delas à frente da unidade de Catanduvas (PR). Moro teve contato profissional com Bordignon quando o delegado dirigiu a unidade do Paraná e o então juiz era corregedor da penitenciária.

“É um profissional extremamente qualificado para exercer essa função, no só fortalecendo os presídios federais, mas igualmente contribuindo para aprimoramento e fortalecimento dos presídios estaduais”, disse Moro.

O futuro ministro ainda ressaltou que existe a “intenção de valorizar” os agentes penitenciários e defendeu a necessidade de construir “mais presídios em tempo mais curto”.

 

Com G1

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente