Fale com a gente

Política Por Dilceu Sperafico

Show Rural Coopavel exibe avanços do agronegócio do Oeste do Paraná

Publicado

em

A cada nova edição, o Show Rural Coopavel, de Cascavel, retrata ou exibe com maior fidelidade e representatividade a dimensão, diversidade e evolução do agronegócio do Oeste do Paraná e do próprio Estado, que lhes asseguraram destaques positivos e diferenciais impressionantes no setor produtivo do País e do mundo. Prova disso é a expectativa com que os produtores rurais, empresários urbanos, autoridades e lideranças aguardam a 36ª edição do evento, que acontece entre os dias cinco e nove de fevereiro, em estrutura própria, no Parque Tecnológico da Coopavel, com 720 mil m2 e 17 mil vagas na área de estacionamento de veículos, nas margens da BR-277.   

Para montar essa estrutura e realizar o evento, estão sendo investidos 200 milhões de reais, na contratação de 100 empresas especializadas para o atendimento aos visitantes, beneficiando com esses recursos a economia e o empresariado da região. Ocorre que o Show Rural já é considerado uma das três maiores exposições de tecnologia e inovações do mundo, além de mostra da produção de grãos e proteínas animais, que beneficiam os mais diferentes setores econômicos da região e do Estado, A expectativa de público nessa edição é superior a 300 mil pessoas. Os expositores serão 600, com previsão de negócios de 5,5 bilhões de reais, na comercialização de equipamentos, tecnologias e serviços.

A principal motivação do evento é a busca pelo conhecimento, que supera barreiras e limites quando há vontade e propósito no aprendizado. Assim, o Show Rural Coopavel é destinado a produtores rurais, filhos e mulheres de agricultores, técnicos, acadêmicos, agrônomos e veterinários, colaboradores e diretores de empresas ligadas à cadeia do agro. O acesso ao parque que desde 1989 recebe a feira é gratuito, bem como o uso de vagas disponibilizadas na área de estacionamento. Assim são esperadas caravanas de todo o Brasil e exterior, para acompanhar a mostra que se destaca entre os grandes eventos técnicos do agronegócio brasileiro.

A abertura oficial acontece no dia quatro de fevereiro, às 11h, com celebração de missa campal. Entre as atrações estarão o Show Rural Digital, com a participação de protagonistas mundiais de inovação e tecnologia; o Show Rural Pecuário, com bovinos e ovinos de genética elevada; além de novidades trazidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), como novos cultivares, máquinas e implementos, pelas maiores empresas do setor do planeta.

Entre as boas novidades da edição deste ano, além da manutenção de ingressos e acesso às vagas no estacionamento gratuitos, está o fato de pela primeira vez todo o trecho da rodovia que conecta a cidade de Cascavel ao parque do evento, estará duplicado. São cerca de dez quilômetros de distância e, com a reestruturação do Trevo Cataratas e a duplicação da BR-277 sentido Curitiba, a ida e o retorno dos visitantes acontecerão com mais segurança e em menor tempo em comparação aos de edições anteriores, quando muitos tinham de enfrentar grandes congestionamentos na rodovia. O agronegócio do Oeste do Paraná, portanto, mais uma vez orgulha, valoriza e estimula produtores rurais, pecuaristas, trabalhadores urbanos e rurais, empresários, lideranças e cidadãos de toda a região.

Dilceu Sperafico é deputado federal pelo Paraná

dilceu.joao@uol.com.br

@dilceusperafico

Copyright © 2017 O Presente