Fale com a gente

Política Entre Rios do Oeste

Sperafico recebe 22º título de cidadania honorária municipal

Publicado

em

A iniciativa foi justificada com os "relevantes trabalhos e serviços prestados ao município entrerriense" (Foto: Divulgação)

O ex-deputado federal e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Dilceu Sperafico, recebeu o título de Cidadão Honorário de Entre Rios do Oeste, em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na tarde da última sexta-feira (14).

A iniciativa foi justificada com os “relevantes trabalhos e serviços prestados ao município entrerriense” e o diploma foi entregue em sessão que contou com a presença do prefeito Jones Heiden, do presidente da Câmara Municipal, Jair Bokorni, do vereador Alcindo Schneiders, autor da proposição, demais parlamentares, autoridades municipais e convidados. Homenagem semelhante também foi prestada ao padre Valdecir Caires Trajano.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em favor do Estado e do País, Sperafico já foi agraciado com homenagens de cidadania honorária de 22 municípios do Oeste, Sudoeste e do Noroeste do Paraná, além de haver recebido em 23 de novembro de 2018, o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná, concedido pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Além de Entre Rios do Oeste, Sperafico é Cidadão Horário de  Toledo, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Dois Vizinhos, Missal, Quatro Pontes, Tupãssi, Maripá, Santa Lúcia, Iguatu, Santa Terezinha de Itaipu, Formosa do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Terra Roxa, Diamante do Oeste, Pato Bragado, Assis Chateaubriand, São Pedro do Iguaçu, Matelândia e Mercedes.

Diversas outras homenagens semelhantes já foram aprovadas formalmente por Câmaras Municipais de diversas cidades do Estado, como Francisco Alves e Corbélia, restando apenas a fixação de data para realização de sessão especial e entrega oficial do título.

A sessão solene da Câmara Municipal de Entre Rios do Oeste fez parte das comemorações dos 26 anos de emancipação política e administrativa do município, tendo como demais atrações a Exposição do Comércio, Indústria, Prestação de Serviços e Agropecuária (Expo Rios), o 16º Festival da Carne Suína e o 5º Concurso da Copa Suína.

 

Trajetória política

Dilceu Sperafico foi deputado federal por seis mandatos consecutivos. Concorreu pela primeira vez em 1994, elegendo-se com 57.157 votos. Conquistou novos mandatos nas eleições de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014, obtendo 78.540, 106.924, 116.652, 107.820 e 151.930 votos, respectivamente. Nos dois últimos pleitos, foi o deputado federal mais votado no Oeste do Paraná.

Entre 2007 e 2009, foi coordenador da Bancada Federal do Paraná, composta de 30 deputados federais e três senadores, de diversas agremiações partidárias.

Em 1999 e 2018 presidiu a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, da qual foi membro titular e vice-presidente,  que reúne 52 membros titulares e o mesmo número de suplentes, da qual foi membro titular e vice-presidente, a exemplo de diversas outras comissões permanentes e especiais.

Em nível de Congresso Nacional, em 2005 assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agricultura, integrada por 114 deputados federais e 12 senadores, como primeiro político do Paraná a ocupar o cargo. O colegiado é formado por 234 deputados federais e 27 senadores e Sperafico foi o primeiro político paranaense a assumir a presidência do órgão.

Integrou a Frente Parlamentar Cooperativista e a Frente Parlamentar da Radiodifusão, entre outros blocos parlamentares e foi um dos representantes do Congresso Nacional no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e no Parlamento Latinoamericano (Parlatino).

Representou na Câmara dos Deputados e Congresso Nacional as Regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Oeste do Paraná, com trabalho destacado em favor do agronegócio, do agricultor, dos municípios, dos trabalhadores urbanos e rurais e do pequeno empresário.

Sempre esteve entre os parlamentares mais assíduos do Congresso Nacional, segundo levantamentos realizados pela imprensa especializada. Foi apontado como um dos melhores e mais atuantes deputados federais do Paraná, além de estar entre os que mais recursos da União canalizaram para os municípios.

Em 18 de abril de 2018 solicitou licença da Câmara dos Deputados, por tempo indeterminado, e no dia seguinte assumiu a chefia da Casa Civil do Governo do Estado, a segunda principal função do atual Executivo do Paraná.

Nesse novo desafio manteve suas convicções de defender os interesses e priorizar investimentos no municipalismo e no agronegócio, levando em consideração os interesses da população e a promoção do desenvolvimento econômico e humano do Estado e do País.

Em 31 de outubro de 2018, Sperafico, pediu exoneração do cargo de chefe da Casa Civil do Paraná, para retornar à Câmara dos Deputados.

Em Brasília Sperafico participou dos debates finais de votações de emendas parlamentares do exercício e também de discussões sobre importantes reformas que poderão ser votadas no Congresso Nacional.

Em 13 de novembro de 2018, reassumiu a chefia da Casa Civil do Governo do Estado, na qual permaneceu até 31 de dezembro.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente