Fale com a gente

Política Às 22h30, na Globo

Último debate antes do 1º turno das eleições 2022 será na quinta-feira

Publicado

em

(Fotos: Divulgação)

Após o debate no SBT, promovido no último sábado (23) em conjunto com CNN Brasil, O Estado de S. Paulo, Nova Brasil, Eldorado, Veja e Terra, a “bola da vez” será o debate na Globo, na quinta-feira (29). Lula (PT), que nao compareceu à sabatina na TV de Silvio Santos, já confirmou sua presença na emissora concorrente.

Ausente, Lula foi alvo de inúmeras críticas no debate no SBT, mas os coordenadores da campanha petista avaliam que a ausência do líder das pesquisas não deve resultar em prejuízos à campanha. Ele se mantém em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais durante toda a corrida à Presidência da República. Alguns levantamentos, inclusive, indicam chances reais do ex-presidente ser eleito em 1º turno. Para isso, precisa receber a maioria dos votos válidos (50% mais um) no dia 2 de outubro – próximo domingo.

Bolsonaro vai?

Nesta madrugada, Fabio Wajngarten, assessor da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), fez duas publicações no Twitter que colocam em dúvida a participação do ex-capitão do Exército no debate promovido pela emissora Globo.

Em um deles, fez uma enquete para saber se os seguidores preferem que o candidato à reeleição compareça ao maior debate de todos, que deve ser comandado por Willian Bonner, ou realize uma live para falar só com seus eleitores, dividindo o público e desviando a atenção de quem simpatiza com Bolsonaro, mas está em dúvida sobre o voto ainda. Veja:

Em resposta ao post, a jornalista Miriam Leitão afirmou que “Bolsonaro já chegou mentindo no debate da SBT/Veja. Disse que não foi ao debate em 2018 da Globo porque estava hospitalizado. Não é verdade, tanto que no mesmo dia, na mesma hora do debate da Globo ele deu entrevista à TV Record”.

Detalhes do debate na Globo

O debate que, historicamente, tem a maior audiência está agendado para quinta-feira, 29 de setembro, quando faltarão apenas três dias para as eleições 2022. Está agendado para começar às 22h30, após a novela Pantanal, e deve durar três horas.

Além de Lula, que publicou em sua rede social que tem presença confirmada, os principais candidatos ao cargo de chefe do Executivo federal também devem participar.

Candidatos à Presidência da República

O presidente ocupa o maior cargo político, também chamado de chefe da nação. Portanto, desempenha um papel importantíssimo, não só em âmbito interno, realizando a gestão política e administrativa de questões essenciais para o desenvolvimento do país, mas também representa o Brasil internacionalmente e é responsável por dirigir a política externa.

Além de Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e de Lula (PT), que está na liderança das pesquisas eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou outras 10 candidaturas. Confira abaixo a relação completa e o respectivo número com o qual cada um pode ser votado daqui uma semana:

Ciro Gomes (PDT): 12
Felipe D’Ávila (Novo): 30
Jair Bolsonaro (PL): 22
José Maria Eymael (DC): 27
Léo Péricles (UP): 80
Lula (PT): 13
Pablo Marçal (Pros): 90
Padre Kelmon (PTB): 14
Simone Tebet (MDB): 15
Sofia Manzano (PCB): 21
Soraya Thronicke (União): 44
Vera Lucia (PSTU): 16

Pesquisa

Pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada no sábado (24) mostra que 55% dos entrevistados dizem que “com certeza” vão assistir ao debate da debate da TV Globo na quinta-feira. Outros 25% afirmam que “provavelmente” irão assistir, 15% dizem que não irão acompanhar e 4% não responderam.

Os pesquisadores do Ipespe ouviram 1.100 eleitores de 21 a 23 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01897/2022. Custou R$ 46.200,00 e foi paga pelo próprio Ipespe, segundo dados da Justiça Eleitoral. Na metodologia, entretanto, aparece Ipespe/Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais) como responsáveis pelo levantamento.

Com agências

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente