Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“Vamos trabalhar bastante para superar os 100 mil votos”, diz Schiavinato

Publicado

em

José Carlos Schiavinato: “Até o fim deste mês nós teremos o nome de Toledo para poder disputar como pré-candidato a deputado estadual. Virá de dentro do Partido Progressista” (Foto: Pedro Oliveira/Alep)

 

Prefeito de Toledo nas gestões de 2005 a 2012 e deputado estadual eleito quatro anos atrás com 61.507 votos, José Carlos Schiavinato (PP) vem se preparando desde 2015 para concorrer a um assento na Câmara dos Deputados em substituição a Dilceu Sperafico (também do PP), que não vai concorrer à reeleição e foi empossado ontem (19) como secretário-chefe da Casa Civil do governo estadual.

Em entrevista ao O Presente, o pré-candidato a deputado federal diz que pretende trabalhar para superar 100 mil sufrágios nesta eleição e ingressar na condição de eleito obtendo a confiança especialmente do eleitorado de Toledo e da região Oeste. Schiavinato expôs os motivos pelos quais o PP de Toledo ainda não apresentou o nome que deve concorrer a deputado estadual, falou sobre as eleições de 2018 e fez uma avaliação dos resultados da primeira pesquisa eleitoral sobre a corrida ao Governo do Paraná. Confira.

 

O Presente (OP): Com a ida do deputado Dilceu Sperafico para a Casa Civil, podemos dizer que sua pré-candidatura a deputado federal está consolidada?

José Carlos Schiavinato (JCS): A nossa pré-candidatura a deputado federal já foi anunciada há algum tempo, tanto que tenho trabalhado em conciliação com todos os deputados estaduais e tenho recebido apoio de outros deputados daqui até em função dessa possibilidade. A minha pré-candidatura está ratificada com o deputado Sperafico desde o início do mandato, tanto o meu quanto o dele, havendo uma programação dentro do Partido Progressista para que isso possa acontecer. Com a ascensão do Sperafico à Casa Civil, o nosso nome fica consolidado como pré-candidato a deputado federal atendendo a região Oeste do Paraná.

 

OP: Em torno de duas semanas atrás o Sperafico foi eleito presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Com a ida à Casa Civil, ele deixa o cargo, considerado de bastante expressão. Neste sentido, o Oeste do Paraná ganha de um lado, mas perde de outro? Qual a sua interpretação?

JCS: Pelo tempo de atuação do deputado Sperafico na Câmara Federal, pela bancada dos Progressistas e pela ação que ele tem desenvolvido em prol do agronegócio, pelo próprio deputado que vai assumir a Comissão de Agricultura, mesmo ausente de Brasília Sperafico vai continuar colaborando com a bancada, com a Câmara Federal, vai permanecer auxiliando com suas opiniões e seu conhecimento. Apesar de não estar lá como deputado federal por exercer no Paraná o cargo de secretário-chefe da Casa Civil, Sperafico vai participar de eventos em Brasília. Na quarta-feira (dia 18) ele se despediu da Comissão de Agricultura e se colocou à disposição, pelo conhecimento que possui, em permanecer realizando um trabalho acompanhando os serviços do que é desenvolvido naquela comissão. Vai constantemente estar em Brasília cuidando, logicamente, dos municípios, porque ele tem a responsabilidade de auxiliar. Digo que o Paraná ganha com a experiência que o Sperafico tem entrando agora na Casa Civil e não haverá dificuldades justamente porque ele tem bom relacionamento com toda bancada. Ele não está deixando em definitivo a Câmara Federal, pois estará diretamente ligado em colocar sua experiência à disposição em assuntos referentes ao agronegócio.

 

OP: O PP está formando um chapão de candidatos a deputados federais e estaduais que é considerado, por políticos, como muito forte. É algo que lhe preocupa pensando no seu projeto político-eleitoral?

JCS: Tive a oportunidade de me colocar à disposição das pessoas. Tenho feito isso durante toda a minha estada na Prefeitura de Toledo como servidor, prefeito e agora deputado, e tenho procurado servir a minha comunidade. Vejo estar nas mãos da própria comunidade do Oeste do Paraná poder ter essa definição da nossa permanência no sistema público. Eu não vejo com dificuldade nenhuma o fortalecimento político, tanto o observado pelo Partido Progressista quanto nos partidos coligados e que estarão conosco na chapa majoritária, junto da pré-candidatura da nossa governadora Cida Borghetti. Eu vejo ser uma grande responsabilidade o cidadão poder analisar a conduta das pessoas e tomar uma posição lá no final. Estou muito tranquilo com relação a isso e logicamente inicio este período, assim como fiz a vida toda, na busca por bons resultados para atender as necessidades principalmente do Oeste do Paraná. A população é inteligente, sabe observar e por isso a gente se coloca à disposição sem qualquer tipo de dificuldade junto com os pares que estarão na disputa como pré-candidatos.

 

OP: Quantos votos o senhor estima serem necessários para garantir uma cadeira na Câmara dos Deputados?

JCS: Olha, o nosso deputado federal Sperafico conseguiu mais de 150 mil votos. Como deputado estadual nós tivemos 61.507 votos e para deputado federal nós precisamos alcançar em torno de 100 mil votos. Para isso vamos trabalhar bastante, estamos colocando nosso nome à disposição e vamos buscar o interesse do eleitorado para obter como pré-candidato essa oportunidade de participar ajudando diretamente na governabilidade do nosso país, nos colocando como pré-candidato a deputado federal e tentando logicamente buscar superar os 100 mil votos.

 

OP: O deputado federal Alfredo Kaefer se filiou ao PP. Parte da base eleitoral dele está na região de Marechal Cândido Rondon. Na sua avaliação, pode haver uma divisão de votos entre vocês?

JCS: Não vejo dessa maneira. O deputado Alfredo Kaefer, pela expectativa ao longo da sua trajetória política, tem obtido boa votação na nossa região. A tendência é de que o deputado Kaefer possa ter uma votação até maior do que recebeu, fruto do seu trabalho, e caberá ao eleitorado tomar essa decisão. Eu não vejo dificuldade nenhuma de fazer um trabalho junto com os deputados Kaefer e Osmar Serraglio; eu venho para me somar a eles. Logicamente dentro da base do Sperafico vou buscar essa aceitação positiva da comunidade, principalmente no Oeste. Eu os vejo como parceiros dentro do processo, bem como no que se trata de busca de espaço e área e mesmo de votos envolvendo Kaefer e Serraglio. Ambos desenvolvem um importante trabalho nas suas trajetórias e nós vamos seguindo nessa caminhada sem essa preocupação (de dividir votos), pois cabe ao cidadão tomar a decisão final.

 

OP: Há seis meses da eleição, o PP de Toledo ainda não bateu o martelo em relação ao nome que pretende lançar como candidato a deputado estadual. Por que desta demora?

JCS: Temos algumas pessoas que se colocaram à disposição, mas durante este processo houve a preocupação de poder consultar vários nomes na iniciativa privada, principalmente com o interesse de disputar esta eleição com uma candidatura a deputado estadual, e isso tudo passa por uma análise ao longo do tempo sem qualquer tipo de dificuldade. Sem dúvida até o fim deste mês nós teremos o nome de Toledo para poder disputar e conseguir como pré-candidato a deputado estadual substituir Duílio, alguém virá de dentro do Partido Progressista para que a gente possa fazer um trabalho regional para oferecer a oportunidade de também responder por Toledo e pelos outros municípios da região Oeste aqui na Assembleia Legislativa do Paraná. Até o fim do mês com certeza teremos o nome que vai fazer o seu trabalho procurando a intenção de votos da sociedade de Toledo e da nossa região.

 

OP: O primeira pesquisa* divulgada sobre a corrida eleitoral para o Governo do Estado mostra a governadora Cida Borghetti (PP) com 5% das intenções de voto. O senhor acredita que ela consegue reverter esse quadro em um espaço de tempo tão curto?

JCS: O trabalho que está se iniciando agora no Estado e progressista como é, tendo conhecimento pleno da administração pública, parceria com o ex-governador Beto Richa, com os partidos coligados que estão firmes, junto com os deputados estaduais e federais, a partir deste momento em que a Cida Borghetti começa a mostrar a sua capacidade de gerenciamento frente ao Estado, na administração direta, a sociedade vai poder entender a importância de se ter uma mulher no comando do Paraná, porque ela vai poder mostrar a sua força de trabalho. Com certeza as próximas pesquisas apresentarão condição de crescimento na pré-candidatura da nossa governadora Cida Borghetti.

 

* Pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Rádio CBN de Cascavel. Foram entrevistados 1.008 eleitores entre os dias 03 e 05 de abril. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-06410/2018.

 

Confira a matéria completa na edição impressa de O Presente

 

 

Copyright © 2017 O Presente