Fale com a gente

Política Políticos comentaram

Veja repercussão da prisão de Michel Temer

Publicado

em

Ex-presidente foi preso na manhã desta quinta-feira (21) em São Paulo (SP) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Políticos comentaram a prisão do ex-presidente da República Michel Temer após mandado da Força-tarefa da Lava Jato do RJ.

 

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

“O MDB lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa”.

 

Major Olímpio, senador (PSL)

“O Brasil está mudando realmente. A Justiça será para todos, uma grande expectativa para o povo brasileiro. Prisão de Temer e alguns de seus ministros, estaremos dando a certeza para a população brasileira que nós estamos no caminho de a lei ser cumprida. Tem que passar a limpo o país. Cadeia para todos aqueles que dilapidaram o patrimônio brasileiro, envergonharam a política. Nesse momento, tem que pagar sim. Na Justiça, não interessa se é ex-presidente, ministro, membro do Poder Executivo, Legislativo e até mesmo do Judiciário, aí nosso interesse também na CPI Lava Toga”.

 

Alexandre Frota, deputado federal (PSL-SP)

“Michel Temer e Moreira Franco são presos pela Lava Jato do RJ. Para quem achou que a lava jato tinha morrido”.

 

Alessandro Molon, deputado federal (PSB-RJ)

“Finalmente a justiça começa a ser feita. Trata-se do chefe de uma quadrilha. Vários dos seus comparsas já estão presos. Por duas vezes nós tentamos aqui na casa fazer com que Michel Temer respondesse pelos seus delitos durante o exercício da presidência da república. Ele usou a força de seu cargo para impedir que essas denúncias avançassem e felizmente agora ele começa a responder perante a justiça como deveria pelos vários crimes que cometeu”.

 

Carlos Marun, ex-ministro (MDB)

“Trata-se de mais um pusilânime caso de exibicionismo judiciário”.

 

Ivan Valente, líder do PSOL

“Entendemos que é tardio até esse processo. Ele precisa ser investigado e punido. Uma crise muito grande do governo Bolsonaro. Bolsonaro apoiou o impeachment, apoiou governo Temer e também precisa se explicar. Que o Temer precisa ser investigado e punido não tenho menor dúvida”.

 

Cristovam Buarque

“Temer preso por propina na construção de Angra aumenta o alerta sobre a segurança da central nuclear. A propina pode ter levado a relaxamento na segurança. Um Brumadinho radioativo seria catastrófico. Lembrem de Chernobyl e Fukushima entre SP e Rio. A prisão do Temer mostra que a PGR, a PF e a Justiça não têm escolhido partidos para perseguir e a corrupção não é monopólio de alguns”.

 

Ciro Gomes

“Não é bola de cristal. É conhecer essa gente”.

 

Jandira Feghali, deputada (PCdoB) e líder da minoria na Câmara

“Parlamento recusou investigação contra Temer. Aqui politicamente a investigação foi recusada. A investigação precisava ter sido feita. Causa estranheza ter sido feita agora. Que a Constituição seja cumprida, um devido processo legal para que a prisão seja mantida”.

 

Carlos Ayres Britto, ex-ministro do STF

“Quero saber dos motivos, quem decretou mesmo a prisão, quais os fundamentos. Eu sou muito cuidadoso nessas análises de coisas que são impactantes. O ex-presidente da República, um constitucionalista […]A priori, se por um lado mostra que ainda estamos atravessando um clima de estresse político, cívico, jurídico, por outro lado a democracia vive de aperfeiçoamento constante, ininterrupto. E se a prisão se fez necessária para se materializar o princípio da moralidade, está justificada”.

 

Partido dos Trabalhadores (PT)

“O Partido dos Trabalhadores espera que as prisões de Michel Temer e de Moreira Franco, entre outros, tenham sido decretadas com base em fatos consistentes, respeitando o processo legal, e não apenas por especulações e delações sem provas, como ocorreu no processo do ex-presidente Lula e em ações contra dirigentes do PT. […] É somente dentro da lei que se poderá fazer a verdadeira Justiça e punir quem cometeu crimes contra a população. Caso contrário, estaremos diante de mais um dos espetáculos pirotécnicos que a Lava Jato pratica sistematicamente, com objetivos políticos e seletivos”.

 

Guilherme Boulos, ex-candidato à presidência

“Temer é um bandido, que já deveria estar preso há tempos. Existem provas contundentes contra ele, não meras “convicções”. Esperamos apenas que sua prisão não sirva pra fortalecer xerifes de toga, que se consideram acima da lei, nem pra desviar da crise do desgoverno de Bolsonaro”.

 

Com G1 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente