Fale com a gente

Política Pioneira e professora

Venilda Saatkamp é homenageada com título de Cidadã Honorária de Marechal Rondon

Publicado

em

Professora Venilda Saatkamp (Foto: Arquivo pessoal)

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, na segunda-feira (11), o Projeto de Decreto Legislativo 6/2023, que concede título de Cidadã Honorária à pioneira e professora Venilda Saatkamp, “pelos notórios serviços prestados ao Município”.

O autor da homenagem é o vereador João Eduardo dos Santos (Juca).

A data para a solenidade de entrega do diploma ainda será definida pelo Poder Legislativo.

Vinda de Santo Ângelo (RS), Venilda Saatkamp à então Vila General Rondon em 1954.

Em 1970, formou-se no curso de Geografia, na Faculdade de Ponta Grossa, e então retornou para o município rondonense, onde passou a dar aulas no Colégio Estadual Eron Domingues, de 1971 a 1994, quando se aposentou. Também atuou na Facimar, hoje Unioeste, de 1983 a 1989.

Em 1985, Venilda Saatkamp escreveu e publicou a obra “Desafios, Lutas e Conquistas: História de Marechal Rondon”, livro sobre o município rondonense que continua sendo referência para pesquisas até hoje.

A nova Cidadã Honorária de Marechal Rondon também exerceu o cargo de Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, de 1983 a 1985 e de 1989 a 1992, época em que organizou o museu rondonense e implantou o transporte escolar, entre outras ações.

Inclusive, foi no período em que atuou como secretária de Educação que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) selecionou Marechal Rondon e outros 15 municípios de nove Estados do Brasil com o objetivo de registrar, analisar e divulgar experiências educacionais bem-sucedidas, que tiveram como objetivo a melhoria da qualidade de ensino.

O trabalho realizado na Educação rondonense, junto com os de demais municípios selecionados, foi divulgado pela Unicef em mais de 40 países.

Vanilda Saatkamp atuou ainda na Escola Evangélica Martin Luther (1976-1979) e colaborou com entidades diversas, como a Associação Educacional Martin Luther (Asseamal), Apae, Associação de Professores Rondonenses (Apron) e Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR).

Outra atividade desenvolvida foi a de comerciante, como proprietária da antiga Loja Moda Maior (1996 a 2015).

A homenageada é casada com Romeu Saatkamp há 56 anos. O casal possui três filhos, Barbara Simone, Carlos Henrique e Katia Eliza e cinco netos.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente