
A bomba dágua serve para transportar água de um poço para um reservatório, sendo interligada por canos para que seja realizada essa passagem. O equipamento tem o objetivo de transportar água não potável ou de poço artesiano para uma caixa dágua, por exemplo. Mas esse produto também tem outras funções, como promover a sucção de água suja ou lama. Em seguida, essa água é escoada para um local adequado.
Para realizar esse trabalho, existem diferentes tipos de bombas dágua: injetora, periférica, centrífuga, submersa e autoaspirante.
Periférica
Esse tipo de bomba trabalha acima do solo, sendo indicada para locais que apresentam profundidade de até sete metros. Geralmente, esse equipamento precisa de uma válvula de retenção. Com isso, a água não retorna para dentro do poço. Esse modelo é mais indicado para um baixo volume de água e com alta pressão.
Injetora
A alta potência desse tipo de bomba dágua garante o aumento da sucção de água. Devido a essa alta capacidade, pode atingir uma profundidade de até 20 metros, sendo muito usada para captar água de poços artesianos.
Submersa
Esse tipo de bomba fica submerso na água, sendo dividido em dois grupos: submersível e submersa. A bomba submersível é usada para retirar a água proveniente das inundações, por exemplo. Esse tipo de bomba deve ser seca e guardada após o seu uso, já que é usada apenas por um período. O tempo varia de acordo com cada fabricante, mas é preciso ler as recomendações contidas no produto.
As bombas submersas são fabricadas para ficar dentro da água, diferentemente do tipo submersível, que precisa ser retirado e guardado após a conclusão dos trabalhos. Geralmente, essas bombas podem ficar submersas até 20 metros de profundidade, mas esse número pode variar de acordo com cada fabricante. A indicação é instalar uma boia de nível para controlar o volume de água do reservatório.
Centrífuga
Em regiões secas, esse é o modelo de bomba mais recomendado, utilizado para uso acima do solo. Esse equipamento pode ser usado em localidades com profundidade de até sete metros. Ao instalar essa bomba, é preciso também colocar uma válvula de retenção, o que evita problemas na instalação. Esse modelo realiza um trabalho contrário ao da bomba periférica, já que garante alto volume de água e possui uma alta pressão.
Autoaspirante
Para poços ou lagos que possuem até sete metros de profundidade, o mais indicado é usar a bomba autoaspirante, já que esse tipo é feito para trabalhar acima do solo. De todos os modelos de bomba, esse é o único que não precisa realizar a instalação de uma válvula de retenção para que os trabalhos funcionem de forma correta.
O aparelho serve para reter a água a fim de que não ocorra o retorno para dentro do poço. Porém, nesse tipo de bomba, essa peça já vem embutida no equipamento, além de possuir mais qualidades, como transferir grandes volumes de água, o que garante uma boa pressão.