Por intermédio da Secretaria de Cultura de Marechal Cândido Rondon, a partir de hoje (15) se encontra no hall da prefeitura a exposição xilogravura Filhos da terra da artista plástica, Lucie Maria Schreiner. A previsão é de que a exposição fique durante um mês no paço municipal para que as pessoas interessadas possam conhecê-la.
A série foi feita no período em que a artista estava no Acre e por isso desvenda o trabalho daqueles que lavram arduamente a terra, plantam, colhem e dela vivem e se nutrem. São trabalhadores do campo espalhados pelas diferentes regiões do Brasil e todos em um mesmo esforço, relembrando as origens de Lucie, que foi ao Acre levando um universo próprio e agora traduz em traços de buril. As xilogravuras produzem através de diversas combinações de traços e pontilhados um conjunto de textura que se acomodam compensadamente formando mosaicos entrelaçados em composições equilibradas.
Os céus em movimento lembram ora a ardência do sol da caatinga ora os ventos pesados e frios do sul do país, denotando a forte presença do clima como companheiro constante na labuta desses trabalhadores e elemento decisivo em suas vidas. Olhando para o conjunto de obras é como se estivéssemos vendo o trabalho silencioso e ritmado realizado contínua e simultaneamente nos campos desse imenso Brasil por esses trabalhadores ligados a um laço em comum: a terra.
A exposição confirma mais uma vez a xilogravura como expressão artística legitimamente popular que a artista encontrou no Acre, um campo fértil para os lavradores da arte e conquista, além de um talento digno de apreciação e reconhecimento.

