Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá estão comemorando os lançamentos dos discos de sucesso Dois e Que País é Este, da Legião Urbana.
Mesmo não usando o nome do grupo, os ex-integrantes da banda vão tocar os álbuns na íntegra, em uma turnê por diversas cidades (veja serviço abaixo).
Marcelo Bonfá conta como surgiu a ideia do espetáculo.
A turnê anterior veio na esteira dos 30 anos do lançamento do nosso primeiro disco, o Legião Urbana (1985). A gente sempre esteve muito forte no palco, mas acabamos fazendo poucos shows, então era a oportunidade de levarmos estas canções para a estrada. Foi uma experiência e uma resposta de público incríveis. Foram muitos os pedidos para que fizéssemos a turnê do Dois (1986). Resolvemos incluir o Que País é Este (1987), pois os três álbuns fazem parte de uma trilogia que marca o primeiro momento musical da banda.
Dado Villa-Lobos fala do repertório da turnê, com todas as faixas dos discos espalhadas pelo show.
O Dois é tão emblemático e forte na discografia da Legião Urbana porque conseguimos passar pela “síndrome do segundo disco”. O Renato falava que o segundo trabalho era “o que dizia se você veio pra ficar ou se está só de passagem”. E a gente acreditou nisso e fomos adiante (risos). Nele, tem Tempo Perdido, Quase Sem Querer, Eduardo e Mônica, Índios, entre outras. Então, decidimos juntar este álbum com o Que País é Este, que fecha um primeiro ciclo da Legião como banda de estúdio.
Bonfá relembra os principais momentos das gravações de Dois e Que País é Este.
Era um momento desafiador, de muita cobrança e expectativa. A gente estava em um processo de mudança de Brasília para o Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que fazíamos shows no interior, levando uma vida desregrada demais, para ainda termos que ir para a gravadora e compor. Foi uma fase complicada, mas isso tudo fez com que colocássemos uma “lente de aumento” nesse trabalho e saíram coisas belíssimas. O Dois é um dos grandes discos da Legião e há uma sintonia entre nós e essas músicas.
Dado complementa que “as coisas iam acontecendo no estúdio”, pois os integrantes ainda não tinham muita experiência.
Lembro do Renato planejando cada detalhe do Dois. Antes de começarmos a gravar, ele me deu um k7 (fita) com grandes nomes da música tocando violão, como Cat Stevens, Paul McCartney e Eric Clapton. E falou: “Vai ouvindo aí”. A verdade é que o disco veio com muitos violões, como em Quase Sem Querer, Eduardo e Mônica e o final de Tempo Perdido. Foi tudo preparado e pensado, mas éramos muito jovens. Talvez o Renato tivesse uma noção mais concreta, mas estávamos um pouco inseguros e não sabíamos exatamente o que estávamos fazendo.
Como resultado, a Legião Urbana gravou canções que continuam conquistando um público jovem, que comparece em peso aos shows.
Dado concorda que as composições “envelheceram” muito bem, durante todos os anos.
Se existe uma qualidade no repertório da Legião, é que a maioria das letras ainda se faz perfeitamente audível e perceptível e continua com essa possibilidade transformadora. Músicas como Será, com o verso “tire suas mãos de mim/eu não pertenço a você” ou “vamos dar um tempo/um dia a gente se vê”, de Ainda é Cedo, são atemporais. Falar sobre o amor é um tema universal, apesar de termos sido taxados como uma banda muito politizada. Eu ouço essas canções e ainda percebo coisas que até então não tinha notado.
O guitarrista ainda comenta sobre a influência política contida nos textos de Renato Russo.
E, falando de Que País é Este, cantávamos essa música em 1979, quando o nosso presidente era o João Figueiredo (do “Plante que o João garante”). Agora, a gente tem um presidente de esquerda preso e uma eleição bem embolada e complicada vindo por aí. Infelizmente, ela continua sendo atual.
Além de Dado na guitarra e Bonfá na bateria, o projeto conta com os vocais do premiado André Frateschi, músico que acompanha a dupla desde o ano passado. A guitarra e o violão ficam por conta de Lucas Vasconcellos, os teclados e programações são de Roberto Pollo e o baixo de Mauro Berman (que também assina a direção musical do show).
Mesmo mantendo uma formação competente nos palcos, Dado descarta gravar um disco de inéditas com Frateschi e muito menos usando o nome do grupo dos anos 80.
A Legião acabou com a morte do Renato. Fizemos um pacto: se faltar um de nós, a banda acaba. Sendo assim, não existe a possibilidade de se fazer novas canções ou gravar um disco. Desde o início, a ideia desse projeto é levar o repertório da Legião para os fãs saudosos ou aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ouvir essas músicas tocadas por nós, Bonfas e eu.
Outro assunto que os legionários não querem mais saber é sobre qualquer polêmica envolvendo o filho de Renato Russo.
Recentemente, foi notícia na internet que esse projeto terá que dividir os lucros da turnê com Giuliano Manfredini, mas Bonfá não confirma nem desmente.
A gente nem procura mais falar disso. Tem advogado para cuidar dessa história e as decisões na Justiça vão saindo. A gente quer é tocar.
Agenda dos próximos shows de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá tocando Dois e Que País é Este:
Data: 14/09 (estreia oficial)
Horário: abertura dos portões 21h, show 23h30
Local: Mendes Convention Center – Av. Gen. Francisco Glicério, 206 – Gonzaga – Santos/SP
Contato: (0xx13) 3228-7500
Ingressos: ingressonanet.com
Classificação: 18 anos
Data: 15/09
Horário: 22h
Local: Km de Vantagens Hall – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Contato: (0xx21) 2156-7300
Ingressos: premier.ticketsforfun.com.br
Classificação: 12 a 14 anos: permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsável legal. 15 anos em diante permitida a entrada desacompanhados
Data: 22/09
Horário: 22h
Local: KM de Vantagens Hall BH – Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – Carmo – Belo Horizonte/MG
Capacidade: 5000 pessoas
Telefone: (31) 3209-8989
Ingressos: http://premier.ticketsforfun.com.br
Classificação: 12 a 14 anos: permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsável legal. 15 anos em diante permitida a entrada desacompanhados
Data: 29/09
Local: Concha Acústica – Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande, Salvador/BA
Contato: (0xx71) 3535-0600
*Mais informações em breve
Data: 05/10
Horário: abertura da casa 21h e início do show 23h
Local: Espaço das Américas – Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda – São Paulo/SP
Contato: (0xx11) 3868-5860
Ingressos: ticket360.com.br
Classificação: 18 anos
Data: 11/10
Horário: 22h
Local: Área de Eventos Shopping Vila Velha – Rua Juscelino Kubitscheck, 323-451 – Divino Espírito Santo, Vila Velha/ES
*Mais informações em breve
Com agências