O Presente
Variedades

Os principais caminhos da Estrada Real para fazer no seu 4×4

calendar_month 18 de janeiro de 2017
3 min de leitura

 

Divulgação

Um bom utilitário vai te ajudar a se livrar de muitos perrengues no caminho

 

Durante o século 17, a Coroa Portuguesa chegou ao Brasil e abriu trilhas que iam de Minas Gerais até o Rio de Janeiro para o transporte de ouro e diamantes, que receberam o nome de Estrada Real. Em meados de 2001, um projeto foi criado para transformar esse patrimônio em um ponto turístico dividido em 1.512 km, formado por 177 municípios entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

É muito importante estar equipado para aceitar o desafio e realizar os trajetos de difícil acesso. Geralmente, por conta das trilhas de terra, pedras e água, o mais indicado é optar por um carro 4×4 que possua boa capacidade de absorção do conjunto de suspensões em todas as rodas. Alguns utilitários têm opções de configuração, como lama (mud), areia (sand) e até pedra (rock), o que provavelmente facilitará muito o seu roteiro.

Na Estrada Real, existem quatro caminhos que podem ser feitos a pé, a cavalo, de bicicleta, ou em carro 4×4:

 

Caminho Velho

Primeira trilha aberta durante a chegada da colônia portuguesa para levar minério até o litoral fluminense. Inicia-se em Ouro Preto e termina em Paraty, e não é só o caminho mais velho como também o mais longo. Possui 710 km, onde a maior parte é formada por estradas de terra, que representam 82,5%; conta, também, com 11,5% de área asfaltada e 6% de trilha. Isso significa 48 dias andando, 24 dias a cavalo, 15 dias de bicicleta e 8 dias em um 4×4. Além das inúmeras cachoeiras e paisagens exuberantes, você também passará por muitas cidades cheias da cultura típica mineira, entre elas, Tiradentes, São João Del Rei e Vila do Embaú.

 

Caminho Novo

Percurso alternativo criado para facilitar o acesso dos trabalhadores que atuavam nas minas e no transporte dos minérios. É um trecho menor e mais rápido do que o comentado acima, porém, ainda é o segundo maior na rota. O caminho começa em Ouro Preto e termina no Porto da Estrela, no Rio de Janeiro. Como a maior parte do caminho é feita  por estrada de terra, tente optar por um modelo de carro 4×4 caso não disponha de muito tempo ou esteja disposto a ter mais conforto para curtir cada ponto. São 35 dias a pé, 18 dias a cavalo, 11 dias de bicicleta e 6 dias com o carro. Apenas 5% da rota é feita em trilha, contra 63% de estrada de terra e 32% de área asfaltada. Organize-se para visitar o Museu Imperial, que está localizado na cidade de Pelotas, além das fazendas históricas, em Santana do Monte.

 

Caminho dos Diamantes

Percurso que liga Diamantina a Ouro Preto, é composto por 395 km que podem ser percorridos a pé em 27 dias, com cavalo em 14 dias, bicicleta em 8 dias ou carro 4×4 em 4 dias. Mais de 70% do caminho é de terra e, apesar das paisagens deslumbrantes e de tirar o fôlego, o destino só ganhou destaque em 1729 devido a procura por suas pedras preciosas. As principais cidades são Serro, Mariana e Diamantina; você não pode deixar de visitar o sítio arqueológico da Pedra Pintada e o Parque Nacional da Serra do Cipó.

 

Caminho de Sabarabuçu

Trajeto alternativo e o menor de todos, foi criado a partir de uma história curiosa: mineiros viram uma luz em cima do morro e imaginaram que seria ouro, por isso, traçaram a passagem. Mas, ao chegar lá, descobriram que era, na verdade, minério de ferro. São 160 km para percorrer em 11 dias andando, 6 dias a cavalo, 4 dias de bicicleta e 2 dias no carro 4×4. Apesar de ser o caminho mais curto, também é o que conta com o terceiro maior percurso por estrada de terra: são 77,5% do total da rota. Explore cachoeiras em Morro Vermelho e se aventure pelo parque estadual de Itacolomi.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.