| Divulgação |
|---|
A RPC TV, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e afiliada da Rede Globo no Paraná, exibe a partir deste domingo, 09, a sua primeira minissérie policial, Operação Rapina. O filme será exibido no quadro Casos e Causos, do programa Revista RPC.
A minissérie tem quatro capítulos e conta a saga do policial Franco (vivido por Talício Sirino) no combate ao roubo de cargas no Paraná, especialmente nas regiões de fronteira. Conceitualmente, o conteúdo aponta para uma cultura de cidadania, através da filosofia inerente às artes marciais, preconizando a não-violência e o respeito à vida.
Operação Rapina é uma produção da Tigre Filme, de Cascavel, e da Camarada Filmes, de Curitiba, em parceria com a RPC TV. O filme conta com a participação do ator Jackson Antunes, que vive o delegado Alberto Moura, e foi dirigido por Eloi Pires Ferreira. O roteiro é de José Olímpio.
As gravações foram feitas em Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina e nas rodovias que ligam as quatro cidades. Para dar mais realidade às cenas, o ator e produtor Talicio Sirino, a produtora executiva Salete Machado e o diretor Eloi Pires Ferreira, contaram com uma consultoria especial da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná, do delegado Luiz Alberto Cartaxo e de policiais especializados.
Há tempos se fala em regionalização da cultura e da necessidade de fomentar a produção audiovisual local, neste aspecto, a RPC TV pode ser considerada um exemplo a ser seguido, já que vem investindo na produção e na difusão do audiovisual paranaense, afirma a produtora executiva de Operação Rapina, Salete Machado.
Desde 2007, a RPC TV investe no desenvolvimento do mercado de audiovisual do Paraná. De lá pra cá, já foram exibidos mais de 160 curtas-metragens que envolveram 30 produtoras e centenas de atores de todo o estado. O projeto é sólido e amadurece ano a ano, com uma significativa melhora na qualidade das produções.
Regularmente, a emissora investe em cursos e treinamentos abertos aos profissionais do mercado, tanto em Curitiba quanto no interior. Estamos investindo no desenvolvimento de profissionais da área e oferecemos uma janela de oportunidade. Não existe uma lei de incentivo ou governo que lance quatro curtas-metragens por mês no país, diz o diretor de Produção e Programação da RPC TV, Carlyle Avila.
Além disso, para que os projetos saiam do papel, a emissora destina uma verba às produtoras parceiras e acompanha a realização do projeto, desde o roteiro até a edição. (Assessoria)

