Mesmo que seja esnobado por alguns e adorado por outros, é impossível negar que o evento possui o alcance necessário para reunir até mesmo aqueles seus amigos que não costumam acompanhar filmes tanto assim. Afinal, a famosa estatueta é hoje considerada o prêmio mais cobiçado pela maior parte dos profissionais da indústria cinematográfica.
Como você talvez saiba, os grandes vencedores da noite são decididos a partir de uma votação feita pelos próprios membros da Academia, que é constituída por pessoas ligadas ao ramo e que possuam certo prestígio no mercado a ponto de receberem um convite para integrar a “mesa de jurados”.
Mas dentre todos estes votantes, você consegue imaginar que existe uma quantidade considerável de profissionais brasileiros? Entre atores, diretores, roteiristas, produtores e músicos, muitos artistas nacionais já receberam a honra de poder estar entre o seleto grupo de pessoas que decide quem subirá no palco para chorar e agradecer.
Pensando nisso, o AdoroCinema separou uma lista mostrando quem são alguns deles. Confira!
© NBCDepois de estrelar obras aclamadas aqui no Brasil, como Bicho de Sete Cabeças e Carandiru, o astro começou sua carreira internacional fazendo pequenas participações, como no filme As Panteras e na série Lost. Mas foi só depois de antagonizar 300, de Zack Snyder, que ele se lançou de vez ao estrelato global. Hoje, faz parte do elenco fixo da série Westworld, da HBO.
© DailymotionTá no sangue! Tia da atriz Alice Braga, Sônia é um rosto muito conhecido pelos brasileiros, afinal, esteve em clássicos como Dona Flor e Seus Dois Maridos e Gabriela. Mais recentemente, ela foi para Cannes com a equipe do filme Aquarius, que foi ovacionado na Croisette. Seu filme O Beijo da Mulher Aranha também foi ao Oscar, no ano de 1986, quando acumulou 4 indicações, tendo vencido na categoria de Melhor Ator (William Hurt).
Carlos Saldanha
Com tantos nomes nacionais participantes da Academia, fica até difícil pra gente destacar todos eles. Felizmente, nossos artistas fazem bonito e, cada vez mais, recebem o merecido prestígio no mercado cinematográfico. Além dos citados aqui, podemos lembrar também do diretor de fotografia Lula Carvalho (Tropa de Elite), o diretor Daniel Rezende (Bingo: O Rei das Manhãs), o montador Affonso Gonçalves (Carol), o diretor Kléber Mendonça Filho(Aquarius) o ilustrador Rodolfo Damaggio (Homem de Ferro), os diretores Alê Abreu (O Menino e o Mundo) e Bruno Barreto (Última Parada 174), os montadores Pedro Kos (Lixo Extraordinário) e Felipe Lacerda (Central do Brasil), as diretoras Petra Costa (Elena) e Helena Solberg (Vida de Menina), a produtora Vânia Catani (O Filme da Minha Vida), o diretor Mauricio Osaki (Quando Tudo Formiga), a montadora Karen Harley (Zama), o documentarista João Moreira Salles (Entreatos), o músico Sérgio Mendes (Rio 2), o diretor de fotografia Adriano Goldman (Pegando Fogo), os compositores Antonio Pinto (A Hospedeira) e Marcelo Zarvos (A Escolha), o supervisor de animação Renato dos Anjos(Zootopia), e a roteirista Vera Blasi (Imperador).
Com Adorocinema