Fale com a gente

Variedades Cinema

Velozes & Furiosos 9: O que esperar do próximo filme da franquia?

Publicado

em

Foto: Divulgação

Já se passaram quase duas décadas desde a primeira vez que a humanidade recebeu o privilégio divino de poder assistir a Vin Diesel e Paul Walker realizando um emocionante “racha” com seus respectivos carros tunados. De 2001 até aqui, as coisas na franquia Velozes & Furiosos escalaram de uma maneira tão frenética, que torna-se até mesmo um pouco difícil realizar um panorama geral sem se perder dentre algumas confusões.

Visto que uma matéria de 74 páginas não seria tão convidativa assim, preferimos deixar para outra hora uma possível retrospectiva completa de todos os acontecimentos da saga apoteótica até aqui. No entanto, se você quer se preparar para Velozes & Furiosos 9 mas já nem se lembra mais quem está vivo ou morto, quais foram os caminhos seguidos por cada personagen, quem tem o carro melhor, e qual é o careca mais bombado, o AdoroCinema está aqui para te ajudar. Vamos lá?

 

Bagagem na mala

O primeiro passo em direção à compreensão total dos últimos eventos é lembrar onde o nono filme se localiza na cronologia. O último lançamento direto antes deste foi Velozes & Furiosos 8, de 2017 — o primeiro sem a presença do coprotagonista Brian O’Conner (Walker), devido a morte do ator em 2013. Na trama, Brian e Mia (Jordana Brewster) se aposentaram, mas o grupo volta a se reunir após uma inesperada traição de Dominic Toretto (Diesel).

Quando os colegas de asfalto descobrem que o personagem de Diesel está trabalhando com a bioterrorista Cipher (Charlize Theron), logo o enredo toma um ar conspiracionista. Enquanto os mocinhos tentam entender o que teria motivado a troca de lado de seu maior aliado, um herói improvável surge no meio da multidão: Deckard Shaw (Jason Statham).

Ao final das contas, tudo se desenrola como uma grande novela mexicana onde, na realidade, Cipher havia sequestrado Elena (Elsa Pataky), ex-namorada do herói, assim como fez com o filho que os dois tiveram juntos. Quando Dom não aceita cooperar com a vilã, ela mata Elena e ameaça fazer o mesmo com o pobre coitado do bebê caso o bombadão de regata branca não coopere. O conflito é resolvido com uma inesperada aparição de Shaw, que faz o que sabe fazer de melhor: quebrar tudo, matar todos e cumprir sua missão.

 

Briga no trânsito

Originalmente programado para ser lançado em abril de 2019, Velozes 9 teve seu lugar substituído por Hobbs & Shaw, primeiro derivado oficial (de muitos?) da franquia. Agora jogado para maio de 2020, ainda é um pouco incerto o que podemos esperar da história do filme. Alguns especulam que este será o último filme estrelado por Diesel após seus supostos desentendimentos com o The Rock. Haja coragem.

Em dados sólidos, sabemos até agora que, além dos já citados aqui, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Jordana Brewster, Chris “Ludacris” Bridges, Nathalie Emmanuel, e Helen Mirren também estarão de volta para seus respectivos papéis. Além de tudo, haverá uma nova presença de peso: o ator e lutador profissional John Cena.

Assim como aquela pessoa que tenta superar uma antiga paixão procurando procurando por alguém semelhante, especula-se que Cena chegue já com o peso de suprir o carisma do personagem de Dwayne Johnson, cuja ausência pode ser levemente justificada pelos acontecimentos do spin-off com Statham. Na direção e roteiro estão Justin Lin e Chris Morgan, dois veteranos de carteirinha dentro da franquia.

 

Pontos na carteira

A partir daqui, é hora de sair das informações e passar para o campo das ideias. Brian está aposentado, Hobbs tem um novo melhor amigo, Dom passou por uma traumática traição compulsória, Shaw matou Han Lue (Sung Kang) — mas ninguém parece se importar muito —, e o restante do grupo está mais perdido que motorista sem carteira. Sendo assim, o que será do futuro de Velozes & Furiosos para o importante décimo capítulo?

Chegar até dez filmes (e um spin-off) não é nada fácil. Outras sagas e franquias bilionárias foram capazes de fazer muito menos, mas as ideias do universo dos carros tunados parecem nunca se esgotar. O próprio Dwayne, por exemplo, disse que existem pretensões reais de que um dos longas seja rodado no espaço: afinal de contas… por quê não? Sendo assim, vamos terminar esta matéria com algumas apostas para o futuro.

 

Fim da estrada

Se fosse preciso articular uma “previsão” (termo posto entre aspas pois estamos falando de um universo cinematográfico onde absolutamente qualquer coisa pode acontecer) sobre os acontecimentos de Velozes & Furiosos 9, o mais plausível seria apostarmos em uma despedida para Toretto, ou ao menos a construção de um caminho que leve ao seu adeus no tão esperado capítulo dez.

Com o inegável sucesso de Hobbs & Shaw, novos horizontes também revelam-se, mostrando que ainda há muita gasolina para se gastar dentro do universo criado nos últimos 18 anos. Em entrevistas anteriores, os astros da franquia já deram tantas declarações sobre outras produções que a impressão atual é a de que, pelo menos, a próxima década já está garantida: um derivado feminino — alô, Michelle Rodriguez —, uma série animada para a Netflix, outro spin-off focado em Tej and Roman e, é claro, o décimo filme.

Com tanta coisa assim acontecendo, não fica nem um pouco difícil acreditar em um Velozes & Furiosos no espaço. Melhor preparar logo a roupa de astronauta.

 

Com Adoro Cinema 

Copyright © 2017 O Presente