Fale com a gente

Vídeos Projeto que deu certo

Badminton rondonense ganha notoriedade, vira referência estadual e Arbad sonha com medalha olímpica

Em poucos anos, badminton se tornou a modalidade com mais polos de treinamento em Marechal Rondon e o 2º maior vencedor do Estado

Publicado

em

O esporte esteve em pauta, novamente, no O Presente. Desta vez, a modalidade da “roda de conversa” foi o badminton, que teve um crescimento expressivo em Marechal Cândido Rondon nos últimos anos e tem revelado muitos talentos.

Para falar sobre o assunto, estiveram no estúdio do jornal o presidente da Associação Rondonense de Badminton (Arbad), Valtenci Tosta das Neves, o vice-presidente, Leandro Hermes, e o coordenador e técnico Alan Chapla.

Durante um bate-papo com os jornalistas Ana Paula Wilmsen e Gustavo da Cunha, os convidados falaram sobre as especificidades do badminton, da rápida ascensão do esporte em Marechal Rondon, que começou a ser praticado no município em 2015 e hoje é referência estadual, detalharam as categorias e mencionaram o calendário esportivo previsto para 2023.

Leandro, Valtenci e Alan informaram os polos disponíveis em Marechal Rondon para a prática da modalidade e deram todas as orientações para quem tem interesse em começar “a bater peteca”. Também destacaram a importante parceria com o Poder Público, o que tem permitido que mais e mais pessoas treinem badminton no município.

Atletas para formação da base, rendimento, talentos atuais e o sonho de um dia conquistar uma medalha olímpica. Esses assuntos também foram tratados na entrevista, além de muitos outros.

CLIQUE AQUI e assista.

Membros da Arbad destacaram que há alunos de quatro até sessenta anos praticando badminton em Marechal Rondon. “É uma modalidade muito simples, você pode jogar em casa, entre pais e filhos, e um jogo de raquete não oficial custa entre R$ 30 e R$ 40. É um esporte acessível e tem essa parte da recreação que é fantástica” (Leandro Hermes) (Fotos: Sandro Mesquita/OP)

“O badminton iniciou no ano de 2015 em Marechal. Abri um projeto no Colégio Eron Domingues. Logo iniciamos com parcerias com a iniciativa privada. Em 2016, com um amplo trabalho de divulgação, conseguimos bastante alunos. Pensando em projeção, em 2017 tivemos a fundação da Associação Rondonense de Badminton (Arbad)” (Leandro Hermes)

Vice-presidente da Arbad, Leandro Hermes, e o presidente, Valtenci Tosta das Neves: “Temos em Marechal atualmente cerca de 400 pessoas praticando badminton. Em pouco tempo acreditamos que teremos em torno de 500 a mil pessoas”

“O futebol é o esporte mais praticado no mundo. E o segundo mais praticado no mundo, para muitos brasileiros é uma surpresa, é o badminton” (Valtenci Tosta das Neves)

Jornalista Gustavo da Cunha e o treinador Alan Chapla: “Temos conseguido atender um grande número de pessoas por termos conseguido ramificar o projeto. Hoje temos 11 polos disponíveis no munícipio” (Alan Chapla)

“O badminton é um esporte fácil. Quem tem um pouco de habilidade em poucas aulas vai estar jogando. Isso atrai a criança, porque ela já obtém sucesso logo nos primeiros dias praticando. E não precisa ter nada pra começar, oferecemos estrutura e material” (Valtenci Tosta das Neves)

Presidente da Arbad, Valtenci Tosta das Neves, o vice-presidente, Leandro Hermes, e o técnico Alan Chapla foram recebidos pelos jornalistas Ana Paula Wilmsen e Gustavo da Cunha para um bate-papo sobre a ascensão da modalidade em Marechal Rondon

“Enquanto profissional de Educação Física, desconheço no município uma modalidade que tenha tantos locais de treinamento disponíveis” (Leandro Hermes)

“Iniciamos a equipe de rendimento em 2019 e em 2020 tudo travou por causa da pandemia. Então, ela tem menos de dois anos. E temos todos esses bons resultados mesmo com uma carga muito abaixo de treinos em comparação com outros lugares. Algumas equipes têm até o dobro de carga de treino semanal e mesmo assim conseguimos nos sobressair em muitos aspectos” (Alan Chapla)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente