Imagine a seguinte situação: você está sozinho em casa e deseja abrir uma garrafa de vinho, comer uma pizza e assistir um filme. Acabou o filme, deu sono e sobrou vinho, o que fazer?
Muita gente faz brincadeirinhas que não existe essa coisa de sobrar vinho, que vinho não sobra, mas, às vezes, acontece. Às vezes, queremos só uma tacinha, e por sorte há o que fazer nessas situações.
Primeiramente, precisamos entender que diferentes vinhos possuem diferentes estruturas. Então, quanto tempo vai durar na geladeira vai variar para cada estilo de vinho.
- Espumantes, desde que vedados corretamente, podem aguentar de 1 a 3 dias na geladeira; vinhos elaborados pelo método tradicional (champenoise) tendem a aguentar um pouco mais que nos charmat.
- Brancos leves e rosés conseguem aguentar bem o tempo de geladeira, cerca de 3 a 7 dias, mas você poderá notar possíveis mudanças nos aromas e um pouco na cor. Variedades como sauvignon blanc, riesling e moscato são consideradas brancos leves.
- Vinhos brancos encorpados costumam passar por uma maturação, portanto duram menos na geladeira, pois já tiveram contato anterior com o oxigênio. É possível preservá-lo na geladeira preservando a qualidade por cerca de 2 a 3 dias. Você pode encontrar um branco encorpado em variedades como Chardonnay, Viognier e Semillon.
- Vinhos tintos aguentam mais tempo se tiverem bastante acidez e taninos. Sendo assim, tintos leves, como Pinot Noir ou Grenache, podem aguentar de 1 a 3 dias; já os tintos encorpados, como um Cabernet Sauvignon ou Malbec, possuem mais estrutura, então você pode guardar por 4 a 5 dias.
- Vinhos fortificados são bem alcoólicos e costumam ter mais açúcar, e isso ajuda a preservá-los por mais tempo. Você pode armazenar eles na geladeira por até um mês. Vinho do Porto, Jerez e Vinho Madeira são exemplos de vinhos fortificados.
Mas por que existe um tempo ideal?
Quando abrimos uma garrafa de vinho, ele entra em contato com o oxigênio, que causa uma oxidação.
Assim que o vinho entra em contato com o oxigênio ele começa a se transformar, e essa transformação lentamente causa a degradação dele. Ou seja, começa a perder suas características iniciais, principalmente os aromas, por fim, até avinagrar. Alguns vinhos possuem mais estrutura: depende muito da uva e de como o vinho foi elaborado.
Como guardar o vinho após aberto?
Existem vários acessórios disponíveis no mercado para guardar um vinho. Na próxima coluna vou citar os principais e mais eficazes.
Até breve!
Leticia Zigiotto
Nasci e cresci em Marechal Cândido Rondon. Sou apaixonada pelo universo dos vinhos e me formei em Enologia pela Universidade Federal do Pampa.
*O enólogo é o profissional que estuda o vinho desde a preparação do solo para o cultivo da videira até a comercialização do vinho pronto. Em geral, conhecemos ele como o encarregado por tomar todas as decisões em relação aos vinhos dentro de uma vinícola.

Acompanhe pelo Instagram e Facebook:
https://www.instagram.com/abrindoagarrafa/
https://www.facebook.com/abrindoagarrafa
E-mail: leticiazigiotto@gmail.com