Fale com a gente

Abrindo a garrafa

O que é terroir? E qual a importância disso?

Publicado

em

Você alguma vez já deve ter ouvido a expressão terroir…

Provavelmente em uma frase como “esse vinho expressa o melhor de seu terroir”, ou algo do gênero.

De forma resumida, podemos entender o terroir como a interação entre solo, clima, terreno e modo de fazer no resultado de um vinho, isto porque nenhuma região é igual à outra, fazendo com que cada vinho tenha características únicas.

Quando falamos de terroir, é um termo bastante complexo, pois há muitos estudos que buscam definir o conceito e até onde ele realmente influencia as características de um vinho, além das diversas opiniões a respeito do termo.

Eu percebo que existem opiniões mais conservadores levando muito a cultura em consideração e outras mais modernas levando em conta características geográficas.

A palavra terroir não tem tradução para o português, mas refere-se à combinação única de fatores naturais e humanos que influenciam o desenvolvimento das uvas e, por consequência, o caráter dos vinhos produzidos em uma determinada região. Esses fatores incluem o solo, o clima, o terreno e até mesmo a cultura local (modo de fazer).

Em francês, “terroir” significa “terra” ou “país”, referindo-se às características agrícolas de uma extensão de terra, originado do antigo francês “tieroir”, derivado do latim vulgar “terratorium”, uma alteração de “territorium” em latim.

O terroir reúne o que traz singularidade e autenticidade aos vinhos de uma região específica.

Características importantes:

Clima

As regiões vinícolas podem ser divididas em dois tipos de climas: clima frio e clima quente. Uvas de vinho de climas mais quentes geram níveis mais elevados de açúcar (que produzem vinhos com teor alcoólico mais alto), enquanto as uvas de climas mais frios geralmente possuem níveis mais baixos de açúcar e mantêm mais acidez. Horas de luz solar, umidade, e ventos também vão influenciar.

Além disso, cada região vitivinícola tem suas próprias variedades de uvas que se adaptaram melhor. Por exemplo, a Pinot Noir é mais associada à Borgonha, na França, enquanto a Malbec é emblemática de Mendoza, na Argentina, assim como o Cabernet Sauvignon para o Vale do Napa.

Solo

Existem centenas de tipos diferentes de solo, rochas e depósitos minerais nas vinhas do mundo, como aluvial, calcário, granítico, arenoso, vulcânico, xistoso, argiloso, pedregoso, cascalho, e é de se esperar resultados diferentes para solos com características diferentes. Um Chardonnay produzido aqui não será igual a um Chardonnay elaborado na Borgonha.

Terreno

A altitude de um vinhedo traz características importantes para seus vinhos, pois trazem amplitude térmica. Além da elevação, elementos geológicos como montanhas, vales, localização, além do ecossistema ao redor, e grandes massas de água afetam o sabor do vinho de uma determinada região.

Tradição

Técnicas tradicionais de vinificação (e cultivo de vinhedos) também podem contribuir para o terroir de um vinho. A tradição é uma interação humana, e os métodos de vinificação antigos tendem a ser altamente dependentes do clima, solo e terreno da região. Cada região tem seu jeito de fazer, seja o manejo do vinhedo ou elaboração dos vinhos.

Podemos considerar em relação ao terroir: é que os vinhos, muitas vezes, refletem a cultura e a tradição de uma região. A produção de vinho é um elo entre o passado e o presente, transmitindo a história e a herança de uma área. Portanto, o terroir é muito mais do que um simples local de cultivo de uvas. É a expressão da natureza, da história e da cultura de uma região, dentro de uma garrafa de vinho. É a razão pela qual vinhos de diferentes partes do mundo têm sabores e características tão distintas e é um fator essencial na apreciação e no entendimento da arte da vinificação.

Leticia Zigiotto

Nasci e cresci em Marechal Cândido Rondon. Sou apaixonada pelo universo dos vinhos e me formei em Enologia pela Universidade Federal do Pampa.

*O enólogo é o profissional que estuda o vinho desde a preparação do solo para o cultivo da videira até a comercialização do vinho pronto. Em geral, conhecemos ele como o encarregado por tomar todas as decisões em relação aos vinhos dentro de uma vinícola.

(Foto: Divulgação)

Acompanhe pelo Instagram e Facebook:

https://www.instagram.com/abrindoagarrafa/

https://www.facebook.com/abrindoagarrafa

E-mail: leticiazigiotto@gmail.com

Copyright © 2017 O Presente