Você já ouviu falar de vinhos tropicais?
Quando falamos de vinho brasileiro, imediatamente pensamos no Sul do Brasil, as belas paisagens e a cultura italiana.
Mas, atualmente, temos vinhos de alta quidade por todo o Brasil, desde a Campanha Gaúcha até o Nordeste Brasileiro.
E eu quero te apresentar um pouco sobre os vinhos tropicais do Vale do São Francisco, uma região que me encantou.
Você talvez pense, como assim? Vinho no Nordeste brasileiro?!
Sim! Esta região brasileira ganhou o primeiro selo de Indicação de Procedência de vinhos tropicais do mundo.
Primeiramente, os vinhos tropicais são vinhos produzidos na região dos trópicos e possuem características de vinhos de clima quente, ao contrário dos outros vinhos que são produzidos em clima temperado.
Quando unimos a paixão e a dedicação, o resultado sempre será positivo. Os vinhos tropicais estão aí para mostrar o que se pode alcançar quando há esses dois fatores envolvidos.
O Vale do São Francisco é um exemplo de dedicação, pesquisa, inovação e empreendedorismo.
Veja bem, a uva para vinhos finos tem origem na Europa, onde todas as estações do ano são bem definidas. No Brasil, em especial na região Norte, é calor o ano inteiro. Não temos um inverno frio.
A videira é uma planta que necessita dessas estações definidas, especialmente o inverno, mas, com muito estudo e trabalho, foi desenvolvido um sistema que permite o cultivo de uva em climas quentes, e não só isso: a região do Vale do São Francisco consegue colher uvas o ano inteiro… e com qualidade!
O mais interessante é que por não terem um inverno definido, eles podem escolher quando irão colher as uvas. Ao visitar a região, você consegue ver várias fases do ciclo vegetativo da videira num mesmo dia. Por exemplo, de um lado você vê um vinhedo sem folha alguma e de outro lado vê brotando ou já para colher. Isso é fascinante, se pensarmos que na grande maioria das regiões produtoras de vinho só temos colheita uma vez ao ano.
A paisagem do Vale do São Francisco é única no mundo. Você tem vinhedos com vista para a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro.
O sucesso da produção de uvas na região está no manejo da planta, que é caracterizado pela irrigação com as águas do Rio São Francisco e o sistema de poda desenvolvido. Os viticultores de lá fazem um planejamento e conseguem decidir quando irão colher.
A região do Vale do São Francisco fica entre a Bahia e Pernambuco, e o fato curioso aqui é que enquanto a maioria dos vinhedos de regiões famosas do mundo localizam-se entre os paralelos 30ºC-50ºC, lá temos vinhedos entre os paralelos 7ºC-9ºC.
A região do Vale do São Francisco tem bastante destaque para a produção de frutas, principalmente uvas in natura e mangas. Ambas já ganharam indicação de procedência pela altíssima qualidade.
Recentemente, os vinhos da região também foram contemplados com o selo de Indicação de Procedência, que já conta com 700 hectares de vinhedo.
O Vale do São Francisco se destaca pela produção de espumantes, com aproximadamente três milhões de litros elaborados anualmente, seguido pela produção de vinhos tranquilos, que fica em torno de 1,5 milhões.
Os vinhos são extremamente frutados por conta do clima, o que torna eles muito fáceis de beber e agradáveis em boca.
Apesar da maior parte da produção ser destinada a vinhos jovens, também são elaborados vinhos icônes e de guarda.
Eu sempre indico provar novos vinhos, porque sempre terás a chance de se surpreender. Então, te faço um convite: prove vinhos tropicais.
Em Marechal Cândido Rondon você pode encontrar diversos rótulos da região do Vale do São Francisco na Adega Casa Martins.
Tim-tim e até mais!


Leticia Zigiotto
Nasci e cresci em Marechal Cândido Rondon. Sou apaixonada pelo universo dos vinhos e me formei em Enologia pela Universidade Federal do Pampa.
*O enólogo é o profissional que estuda o vinho desde a preparação do solo para o cultivo da videira até a comercialização do vinho pronto. Em geral, conhecemos ele como o encarregado por tomar todas as decisões em relação aos vinhos dentro de uma vinícola.

Acompanhe pelo Instagram e Facebook:
https://www.instagram.com/abrindoagarrafa/
https://www.facebook.com/abrindoagarrafa
E-mail: leticiazigiotto@gmail.com