Fale com a gente

Arno Kunzler

Moro com Bolsonaro

Publicado

em

Caso o ex-juiz Sergio Moro decida mesmo concorrer ao Senado pelo Paraná, indiretamente ajudará seu desafeto durante sua passagem pelo governo federal, o presidente Jair Bolsonaro.

Para que a pré-candidatura de Sergio Moro tenha evolução, as pessoas que o apoiam precisarão manifestar total apoio as suas decisões judiciais, especialmente a que determinou a prisão do ex-presidente Lula.

Caso Sergio Moro não convença as pessoas que agiu com retidão e determinou a prisão de Lula baseado em provas e indícios convincentes, Lula será absolvido pela opinião pública e Moro condenado.

A absolvição de Lula pela maioria da opinião pública não interessa a Sergio Moro e muito menos a Jair Bolsonaro, logo, ambos estão na mesma trincheira.

Querendo ou não, Moro terá que se defender das acusações de Lula, de que foi parcial e com interesse político.

Se fizer isso durante a campanha de forma convincente, Moro cresce e Jair Bolsonaro também.

Sob essa ótica eleitoral, ambos, Moro e Bolsonaro, estão juntos, não necessariamente no mesmo palanque, mas atacando o mesmo inimigo.

Na política, inimigo do meu inimigo é meu amigo.

Vai ser difícil o eleitor entender dessa forma, mas é exatamente assim que as coisas podem acontecer, até mesmo contra a vontade do ex-juiz.

A única chance de Sergio Moro se dar bem eleitoralmente é ter a simpatia dos eleitores que querem Lula na prisão, que são os mesmos que querem eleger Jair Bolsonaro.

Para derrotar Lula nas urnas, aparentemente, até o momento, só há um pré-candidato: Jair Bolsonaro.

O que parece impossível na vida real, na política é perfeitamente possível.

O eleitor de Bolsonaro entenderá facilmente que o discurso de Moro contra Lula beneficia a candidatura à reeleição do presidente.

E o eleitor de Moro certamente não vai votar em Lula para presidente.

Logo, se Moro for candidato ao Senado ajudará Bolsonaro no Paraná.

 

Arno Kunzler é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul

arno@opresente.com.br

Continue Lendo

Facebook