Fale com a gente

Casa, bem me quer casa

Banana caramelada com parmesão

Publicado

em

Banana caramelada com parmesão

 

INGREDIENTES

5 bananas maduras

1 xícara de açúcar mascavo

2 ovos caipiras

150g de manteiga sem sal meio amolecida

1/2 xícara de açúcar demerara

1/2 xícara de leite

25g de queijo ralado parmesão

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

1/2 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de chá de extrato de baunilha

Canela em pó

 

PREPARO

Despeje o açúcar mascavo na própria forma e leve para aquecer no fogão para derretê-lo, em fogo médio baixo, tomando cuidado para não queimar. Quando estiver derretido, coloque algumas colheres de água (com bastante cuidado!). Ele vai borbulhar e endurecer um pouco, então, deixe fervendo até derreter o açúcar empedrado. Coloque as bananas cortadas em fatias sobre a fôrma com caramelo. Salpique a canela em pó e reserve.

Separe as claras da gema e bata as claras em neve. Em outro recipiente bata a manteiga com o açúcar até virar um creme. Junte as gemas, o leite, o queijo ralado, o extrato de baunilha e, por fim, a farinha de trigo com o fermento. Junte as claras em neve, incorporando-as suavemente.

Coloque sobre as bananas a massa do bolo. Se quiser, coloque mais uns pedaços misturados na massa. Leve ao forno aquecido e asse em 250ºC por dez minutos e depois diminua a temperatura para 180ºC e asse por mais 40 minutos. Desenforme ainda quente, pois o caramelo vai estar derretido e fica mais fácil. Salpique mais canela se desejar. Faça mais calda para acompanhar, se gostar também.

 

 

Continue Lendo

Facebook