Fale com a gente

Casa, bem me quer casa

Bolo de amêndoas e laranja  

Publicado

em

 

Bolo de amêndoas e laranja

 

INGREDIENTES

PARA A MASSA:

8 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

1 3/4 de xícara (chá) de farinha de amêndoas (cerca de 200 gramas)

Raspas de duas laranjas

2 colheres (chá) de canela em pó

Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

 

PARA A CALDA E MONTAGEM:

2 xícaras (chá) de caldo de laranja peneirado

1 xícara (chá) de açúcar

1 laranja em gomos para decorar

 

PREPARO

Massa: preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma forma redonda de fundo removível e 24 centímetros de diâmetro. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para retirar o excesso. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela grande (se um ovo estiver estragado, você não perde a receita). Junte às gemas o açúcar, a canela, as raspas de laranja e misture bem com o batedor de arame até formar um creme. Reserve. Na batedeira, bata as claras até o ponto de neve. Comece em velocidade baixa e quando espumar aumente a velocidade gradualmente até ficar firme. Misture a farinha de amêndoas ao creme de gemas. Acrescente 1/3 das claras em neve e misture bem com a espátula para incorporar. Junte o restante das claras e misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos circulares, de baixo para cima, mas sem demora – o bolo não leva fermento, é o ar das claras em neve que vai dar leveza e fazer a massa crescer. Transfira a massa do bolo para a forma e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Para verificar espete um palito no centro. Se sair limpo está pronto, caso contrário deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar. A massa é delicada e pode quebrar (como não leva farinha nem fermento, o bolo murcha levemente ao sair do forno, não se assuste, é assim mesmo). Depois que absorver a calda, ele incha novamente.

Sugestão: caso não encontre a farinha de amêndoas, compre 200 gramas de amêndoas sem pele e bata, aos poucos, no processador (ou liquidificador) até formar uma farinha.

 

Calda: numa panela pequena misture o açúcar com o caldo de laranja. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira a calda para uma tigela e deixe em temperatura ambiente para esfriar. Assim que estiver frio, abra e retire o aro da forma, cubra o bolo com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Com cuidado, passe uma faquinha para descolar o fundo da forma. Desvire o bolo em um prato de bolo fundo (ou com borda alta) – lembre-se que esse bolo é encharcado, com muita calda. Fure toda a superfície do bolo com um palito de dente e, com paciência, vá regando toda a calda sobre a massa e laterais do bolo (dê intervalos para que o bolo possa absorver a calda). O bolo leva cerca de quatro horas para absorver toda a calda e ficar encharcado. Decore com os gomos de laranja e sirva a seguir.

Sugestão: se preferir, deixe o bolo absorver toda a calda de um dia para o outro na geladeira. Ele fica ainda mais gostoso

 

Continue Lendo

Facebook