Fale com a gente

Casa, bem me quer casa

Brigadeiro de colher com geleia de amora

Publicado

em

Brigadeiro de colher com geleia de amora

 

INGREDIENTES

395g de leite condensado (1 lata)

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de cacau em pó

1 pitada de sal

8 colheres de sopa de geleia de amora

 

PREPARO

Coloque o leite condensado, o cacau em pó peneirado, a manteiga e o sal em uma panelinha, misture e leve para cozinhar em fogo baixo. Mexa sempre até cozinhar e desprender do fundo da panela, chegando ao ponto de brigadeiro de enrolar. Adicione o creme de leite, misture bem e desligue o fogo. Coloque em uma tigela e cubra com filme plástico, em contato com o doce, para não criar crosta e espere esfriar totalmente antes de usar. Em copinhos de shot ou outro, coloque o brigadeiro e uma colher de geleia.

 

Geleia de amora

 

INGREDIENTES

10 xícaras de amoras (medir com elas inteiras)

5 xícaras de açúcar

Água

 

PREPARO

Lave e retire os cabinhos das amoras e coloque no liquidificador para bater (vai ficar um caldo bem grosso). Passe numa peneira aos poucos e coloque um pouquinho de água na própria peneira para ajudar a coar. Para dez xícaras de amoras pode-se usar dois copos (tipo requeijão) de água para ajudar a coar. Depois disso, leve o caldo, juntamente com o açúcar, numa panela grande para cozinhar. Deixe o fogo alto até começar a ferver, depois baixe no mínimo. Deixe cozinhar até reduzir mais ou menos pela metade e mexa de vez em quando. Daí em diante comece a verificar o ponto.

 

PONTO DE GELEIA

Coloque uma colher do doce num pires e coloque no freezer. Espere um ou dois minutos para esfriar e retire e passe o dedo no meio, se enrugar está pronta. Ela fica líquida mesmo quando chega no ponto de geleia e só vai gelificar uns dois dias depois. Coloque em potes bem esterilizados ainda quente, feche bem, vire de cabeça para baixo e desvire depois que esfriar (desse jeito cria vácuo e pode durar até um ano fora da geladeira. Guarde em lugar protegido da luz.

Continue Lendo

Facebook