Fale com a gente

Casa, bem me quer casa

Canjica com raspas de laranja e mel (Rita Lobo)

Publicado

em

Ooiii!!

Vários seres num só

Não sei quem sou, que alma tenho. Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo. 
Sou variamente outro do que um, eu que não sei se existe, se são esses outros. Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta traições de alma a um caráter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho. Sinto-me múltiplo. Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos que torcem para reflexões falsas, uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas. Como o panteísta se sente árvore e até flor, eu sinto-me vários seres. Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente, como se o meu ser participasse de todos os homens, incompletamente de cada, por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço.

(Fernando Pessoa)

Canjica com raspas de laranja e mel (Rita Lobo)

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de canjica
  • 1 litro de água
  • 1 garrafa de leite de coco (200 ml)
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 3 cravos-da-índia
  • 2 canelas em rama
  • raspas de 1 laranja-baía
  • mel (a gosto) para servir
  • amendoim torrado sem pele e sem sal (usei nozes)

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela grande, coloque a canjica e regue com a água. Cubra com filme (ou um prato) e leve para a geladeira. Deixe de molho por 12 horas
  2. Passado o tempo do demolho, transfira a canjica com a água para a panela de pressão. Junte o leite de coco, o açúcar, o cravo, a canela e misture. Tampe a panela e leve ao fogo médio para cozinhar. Quando começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.
  3. Enquanto a canjica cozinha, pique grosseiramente o amendoim e faça raspas da laranja – cuidado para não extrair a parte branca da casca que pode amargar a receita.
  4. Após os 25 minutos de cozimento, desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (se quiser acelerar o processo, levante a válvula com um garfo, mas saiba que isso diminui o tempo de vida útil da panela). Leve a panela sem a tampa de volta ao fogo baixo e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até engrossar o caldo.
  5. Desligue o fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva a seguir com as raspas de laranja, mel e o amendoim picado.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente