Fale com a gente

Silvana Nardello Nasihgil

Autenticidade não tem nada a ver com grosseria

Publicado

em

Silvana Nasihgil

Dia desses, eu estava provando uma roupa em um provador onde existiam várias cabines. Estava tudo lotado e tínhamos que esperar desocupar para usarmos. Uma senhora na minha frente, achando que um provador estava vazio, espiou na cortina. Do outro lado alguém xingou de um jeito horrível, do tipo: você é louca que vai abrindo a intimidade dos outros?

A senhora tentou argumentar, mas as ofensas de quem estava lá dentro continuaram. E veio uma enxurrada de palavras sem lógica alguma: você só pode ser lesada, já pensou que as outras pessoas podem se ofender com uma atitude como a sua?

A senhora, do lado de fora, se desculpou e sem provar as suas roupas, amparada por uma acompanhante, saiu.

Fiquei pasma de ver uma situação daquelas, só não intervi porque ela foi defendida e a pessoa que estava com ela a convidou a se retirar.

Então, fiquei pensando nessa humanidade destemperada. Parece que o tempo avança e as pessoas regridem. Empatia, falta de educação e respeito se perdendo no desuso.

As pessoas andam tão estressadas que dá a impressão que o mundo vai acabar amanhã e elas precisam provar todas as emoções, positivas e negativas, só para marcarem sua passagem por aqui.

Quanta gente se empodera usando como desculpa: eu sou autêntica/autêntico. Autenticidade não tem nada a ver com ter atitudes grosseiras e desrespeitosas; tem muito mais a ver com desequilíbrio emocional.

Quando nos sentirmos desrespeitados, ofendidos, devemos nos defender, não devolvendo as ofensas, mas encontrando um jeito de mover o outro a pensar o quanto está sendo ridículo. Essa é um comportamento que o outro não espera e que terá efeito de bloquear suas atitudes e palavras.

Precisamos repensar sobre isso, porque vivemos um tempo em que os limites estão se estreitando. Se não tomarmos atitudes moderadas, muito do que é só ofensa pode se transformar em tragédia.

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

Copyright © 2017 O Presente