Fale com a gente

Silvana Nardello Nasihgil

Decepções não podem ser empecilhos

Publicado

em

Infelizmente, nem todos são do jeito que imaginamos. Na verdade, nada é muito como nós gostaríamos que fosse.

Ao longo da vida, vamos colecionando decepções e elas normalmente vêm das pessoas que temos como especiais. Porque aquelas que não importam, uma decepção é só um fato, sem condições de nos magoar.

Essas decepções não podem ser fatos que nos impeçam de seguir. Precisamos compreender que ninguém precisa estar de acordo com as nossas expectativas. As nossas expectativas dizem respeito a nós e aos nossos atos, jamais sobre aquilo que esperamos dos outros.

Quando compreendemos que o outro é só o outro, respeitar as diferenças, mesmo sem concordar com elas, nos trará bem-estar e paz. Então, compreenderemos que temos escolhas a decidir. Quem pode fazer parte da nossa vida, quem talvez e quem não serve para caminhar ao nosso lado.

Sofrimentos em relação às más ações dos outros só servem para nos trazer angústias e sentimentos ruins. Não precisamos disso. Ao contrário, precisamos de paz e possibilidades de fazermos da vida um espaço confortável para vivermos.

Não é saudável ficarmos presos em quem não faz questão de estar ao nosso lado, quem nos diminua e tenta nos desconstruir. O mundo está cheio de gente em condições de caminhar ao nosso lado, que venha para somar, que tenha admiração por aquilo que somos e que se sinta feliz em ser parte da nossa vida.

Precisamos de gente que queira acertar as diferenças, que se importe em fazer a relação dar certo, que não tenha medo de mudar e que saiba de verdade que a nossa presença é importante. Essas são as pessoas que farão uma parceria real, que mudam e nos ajudam a mudar para criarmos juntos uma parceria de comprometimento e sentimentos verdadeiros.

Quem não souber viver comprometido e não tiver interesse em construir relações verdadeiras não cabe, e quem não cabe, a gente precisa desistir, comprar passagem só de ida da nossa vida e deixar ir.

 

Silvana Nardello Nasihgil é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

Continue Lendo

Facebook