Fale com a gente

Silvana Nardello Nasihgil

Dores do corpo e da alma

Publicado

em

A relação de certas doenças físicas poucas vezes é associada a problemas de ordem emocional e psicológica.

Muitas vezes, perdidos nas nossas angústias, começamos a adoecer fisicamente, sem nos dar conta que além das dores do corpo existem as dores da alma que precedem os sintomas físicos. Seguimos buscando a cura, consultando médicos, nos entupindo de medicação, sem que sejam investigadas as causas.

As doenças oriundas das desordens emocionais e psicológicas precisam que o médico tenha um olhar estendido para tratar a origem, indicar o acompanhamento psicológico e, se necessário, psiquiátrico.

Muita gente ainda teima em não acreditar que podemos adoecer fisicamente quando existe uma “bagunça” interior. Os sentimentos, emoções confusas e angústias desordenadas geram doenças das mais variadas, e eu já constatei isso com pacientes meus. Depois de um período de tratamento os sintomas foram desaparecendo e a doença deixou de existir.

É importante consultar um médico quando sentimos não estar bem, mas é igualmente importante buscarmos a causa emocional e psicológica desse adoecimento. Muitas doenças de pele, emagrecimento, gastrointestinal, baixa imunidade, distúrbios de sono, hematomas, ginecológicos, dores no corpo, compulsões e tantas outras podem não ser só físicas, precisando serem tratadas também a sua origem para a cura total.

Mesmo que ainda existam tabus a esse respeito, não dá para desconsiderar a verdade. Precisamos estar mais atentos aos detalhes, àquilo que vivemos e permitimos acontecer em nossas vidas. É muito importante que não nos percamos da realidade e que ela seja olhada com carinho e encarada com seriedade.

Hoje senti necessidade de falar sobre isso e fazer um alerta. Talvez alguém possa se reconhecer nessas palavras e sinta que pode buscar ajuda, que pode com uma atitude simples buscar uma vida mais saudável e feliz.

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

@silnasihgil

Copyright © 2017 O Presente