Fale com a gente

Silvana Nardello Nasihgil

O que estamos dando de nós?

Publicado

em

Dia desses uma paciente me trouxe um presente. Uma vela perfumada, com cheirinho de capim limão, mas, pra mim, tem cheiro de gratidão, de amor.

Eu achei tão lindo o gesto dela! O fato de me olhar além da nossa relação terapêutica encheu meu coração de alegria por saber que essa parte tão linda da vida ela já compreendeu. Não que pacientes precisem presentear a psicóloga; não é esse o sentido da minha reflexão, mas no sentido de olhar para dentro dela como ser humano, como alguém que permite a sua sensibilidade aflorar sem temor.

Ela explicou a razão de me presentear. Falou de como ensina seus filhos a serem gratos, a não terem medo de demonstrar afeto. Eu fiquei encantada ouvindo o breve relato de como a vida se colore através dos pequenos gestos.

O presente foi só para que ela pudesse demonstrar como sente e age em relação às pessoas. Conversamos sobre isso e foi uma conversa cheia de significados positivos e sentidos da vida.

No dia seguinte, acordei pensando sobre isso, refletindo em como andamos desatentos, tão alheios ao que acontece em nosso entorno. Valorizamos coisas grandes e desnecessárias, muitas vezes muito distantes de nós, esquecendo os detalhes da vida, aquilo que realmente dá sentido no nosso existir.

Precisamos de um coração mais leve, um coração que saiba acolher e amar sem precisar de grandes feitos, sem precisar de barulho e recompensa.

Passamos pela vida sem valorizar o que realmente importa, deixando, muitas vezes, quem divide a vida conosco se sentir invisível.

Andamos sem tempo para olhar o outro nos olhos, sem empatia, desatentos àquilo que realmente tem valor.

A vida continua seguindo seu curso. Ela não espera termos consciência de nada, ela acontece dentro do espaço que permitimos.

Cabe a nós decidirmos como desejamos viver.

Não dá para cobrar nada de ninguém enquanto não fizermos o que for preciso para cultivarmos bons sentimentos. Normalmente recebemos o que damos.

Fica a pergunta: o que estamos dando de nós?

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

@silnasihgil

Copyright © 2017 O Presente