Fale com a gente

Esportes Edição 2022

Com início dia 19, campeonato rondonense de Futebol Amador terá 12 equipes

Publicado

em

Fórmula de disputa do Municipal 2022 foi definida em congresso técnico (Foto: Gustavo da Cunha)

Está definida a fórmula de disputa do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Marechal Rondon – Copa Sicoob/Cercar/Chopp Verde 2022. Na segunda-feira (07), representantes de 12 equipes se reuniram com a diretoria da Liga Rondonense de Esportes, que organiza a competição com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, no congresso técnico que definiu os grupamentos e a data da 1ª rodada do certame.

Dentre as principais novidades estão duas equipes que irão mandar seus jogos no distrito de Bom Jardim, que há muitos anos não recebe jogos do Municipal: Coresul Tintas/Betesda Piscinas e AER Bom Jardim/LL Manutenções.

Outra agremiação que vem com duas equipes no Amador é o tradicional Corinthians de Margarida, que traz os patrocínios da Mais Energia Solar, atual campeão, e American Nutrients. Da mesma maneira, o Guarani Esporte Clube entra no Municipal com parceria em dois times: AB Agrobrasil/Clube Lira e Innova Energia Solar.
O sorteio dos grupos foi direcionado para que estas equipes não ficassem na mesma chave na 1ª fase do campeonato.

Completam a lista de participantes a AABB/CR Concretagens, Rovinni FC, São Remo/Santo Amaro, Assemar, Grêmio Aimoré e Real Hawarey’s/Mecânica Midiesel, outra novidade no Municipal.

Fórmula

Na 1ª fase do Municipal, as equipes irão se enfrentar dentro de seus grupos, em turno único, avançando os quatro primeiros de cada grupo para a 2ª fase, quando serão formadas duas novas chaves: grupo C (1ºGA, 2ºGB, 3ºGA, 4ºGB) e grupo D (1ºGB, 2ºGA, 3ºGB, 4ºGA). Nesta etapa da competição, as equipes se enfrentam novamente dentro de seus grupos, em turno único, avançando os dois melhores para a semifinal e, posteriormente, à final, que serão em partidas únicas.

As equipes que chegarem na decisão jogarão dez vezes. A previsão é que a final aconteça em meados de julho.
Para o segundo semestre, a ideia da Liga Rondonense de Esportes, conforme adiantou o presidente Ireneo Kuhl, é organizar uma espécie de Copa Marechal, disputada em formato de grupos menores e mata-mata, envolvendo as 12 equipes inscritas no Municipal, como forma de manter os elencos em atividade.

Estreia do campeão

Ao final da reunião, foram definidos os dois confrontos que vão abrir o Municipal de Futebol Amador, nos dias 19 e 20 de abril, ambos no distrito de Margarida.

Conforme ficou acertado entre os dirigentes, a ideia é que sejam marcadas no máximo três partidas a cada final de semana para que os torcedores possam prestigiar o maior número de jogos durante o campeonato. A exceção deverá ser justamente nesta 1ª rodada, quando quatro partidas serão disputadas nos dias 26 e 27 de março.

Palavra do presidente

Em conversa com a reportagem de O Presente, o presidente da Liga Rondonense de Esportes comemorou o aumento no número de participantes para a edição 2022 do Municipal. “Para nossa satisfação vimos a mobilização da comunidade para a participação no campeonato, que neste ano contará com 12 times. Poucos municípios hoje conseguem realizar um campeonato de futebol amador com um número tão expressivo de equipes. Até cidades tradicionais, que têm muitos clubes amadores, estão com dificuldades, e Marechal Rondon, pelo contrário, está evoluindo e crescendo e cada ano, demonstrando que estamos caminhando para um patamar elevado”, destaca Kuhl, comemorando o surgimento de novos times e a consolidação de outros no torneio. “Tivemos a grata surpresa de algumas equipes retornando, caso do Bom Jardim, em parceria com a associação local, onde duas equipes vão mandar jogos. Isso é muito bom e salutar para a competição. Esperamos que no futuro outros clubes inativos possam voltar. Temos clubes novos, como o Real Hawarey’s, a efetivação da Rovinni FC, a volta da AABB, assim como a chegada de novos dirigentes, que vêm para somar ao nosso campeonato”, evidencia.

Faltando oito dias para o início do certame, o dirigente acredita que a edição 2022 do Amador será muito equilibrada. “Tenho certeza que estas 12 equipes vão ilustrar muito bem esse campeonato, que vai ser muito bom. Cada time terá a oportunidade de jogar bastante em uma competição que será muito disputada e com muitas alegrias. Desde já sentimos nos dirigentes a satisfação de estar participando e vamos torcer para que realmente Deus nos abençoe e possamos ter essa competição se desenvolvendo de uma maneira muito salutar, com muita desportividade e com o verdadeiro espírito do futebol amador”, enaltece.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Facebook