Fale com a gente

Esportes 2021

Programa Geração Olímpica contempla três técnicos e nove atletas de Marechal Rondon

Publicado

em

Professor Marcelo Goes com os alunos Gabriel, Vittor Rafael e João Vitor (Foto: Gustavo da Cunha)

A Superintendência Geral do Esporte do Paraná divulgou, na semana passada, a relação de atletas e técnicos de diversas modalidades que completaram a lista de 1.260 contemplados para o Programa Geração Olímpica 2021.

Após ter cinco nomes classificados na primeira lista, Marechal Cândido Rondon teve a inclusão de mais cinco atletas e dois técnicos nesta segunda relação, totalizando 12 contemplados no ano que marca a celebração de dez anos do maior programa de bolsa-auxílio para atletas e técnicos do país.

Personagem de destaque no meio esportivo rondonense e referência estadual na formação de atletas da modalidade basquetebol, o professor Marcelo Goes, que atualmente coordena da Associação Crescendo com o Basquete, projeto desenvolvido em parceria com o Colégio Frentino Sackser, com apoio da Prefeitura de Marechal Rondon, foi contemplado pela sexta vez no Programa Geração Olímpica, na categoria Técnico Top Formador.

“É uma satisfação estar incluso nesta lista, nem tanto pela bolsa em si, mas, sim, pelo que a gente vem construindo no basquete de Marechal Rondon, através da Associação Crescendo com o Basquete, e também no Estado do Paraná, onde venho mantendo uma sequência no comando de diversas seleções estaduais, e os resultados que obtivemos nos últimos anos nos credenciaram para ser lembrado nesta condição de Técnico Top Formador. Fico feliz também pelos meninos, porque para eles, além do reconhecimento, isso tem a ver com uma ajuda de custo que vai poder subsidiar material de treino e dar um auxílio a esses atletas”, comenta Goes.

 

AUXÍLIO MUNICIPAL

Se por um lado Goes comemora a contemplação de nove atletas rondonenses, quatro deles praticantes de basquete, por outro o professor faz um apelo ao Poder Público para que uma bolsa municipal seja criada e contribua para que outras promessas permaneçam ligadas ao esporte.

“Gostaria de aproveitar a oportunidade para enfatizar esse momento delicado que passamos, no qual tenho certeza que inúmeros projetos perderam atletas porque tiveram que começar a trabalhar para ajudar em casa. Entendo que é o momento de nós termos em Marechal Rondon algum tipo de ação voltada para ajudar os atletas que estão em fase escolar e que precisam, sim, de auxílio. Entendo a necessidade de trabalhar, de iniciar sua vida, digamos, no trabalho, mas como formador entendo que o período até 17 anos a prioridade está na construção e no desenvolvimento escolar, e através dele que o esporte faça parte da vida desses alunos. Hoje verificamos que muitos alunos talentosos estão perdendo essa oportunidade porque não conseguimos mantê-los treinando em razão dessa necessidade, inclusive alguns que integram o projeto Crescendo com o Basquete”, enfatiza.

Esse auxílio municipal, de acordo com Goes, teria como principal objetivo manter os alunos focados nos treinamentos. “Que essa bolsa não seja um valor extremamente significativo para o Poder Público, mas que pudesse motivar os atletas e justificar para os pais que o esporte nesse momento tem seu valor e poderia ser um caminho para outras vertentes”, sugere.

Segundo o professor, existem ideias parecidas, mas nenhuma se concretizou até o momento. “Até já conversei com alguns vereadores a respeito disso, sei que existem algumas ideias similares, mas precisamos colocar em prática. As coisas estão muito burocráticas e não saem do papel”, opina.

 

EFEITOS DA PANDEMIA

No que se refere aos efeitos da pandemia na área esportiva, especialmente em nível escolar, Goes tem uma visão pouco otimista.

“Entendo que precisamos pensar também nessa situação, porque essa pandemia influenciou em diversos setores, mas na formação esportiva vamos sentir a diferença daqui dois anos, porque será lá que essas gerações que não tiveram como dar prosseguimento nos seus treinamentos vão mostrar os resultados. Essa é a previsão que faço e tenho certeza que o processo de formação e o nível esportivo de diversas competições, seja em nível paranaense e até nacional, serão comprometidos”, finaliza.

 

VOLEIBOL

Outra modalidade que sempre se destaca nas competições estaduais e já trouxe inúmeras medalhas para Marechal Rondon é o voleibol, que teve, ao lado do basquete, o maior número de rondonenses contemplados no Programa Geração Olímpica 2021, com três atletas e dois técnicos.

“Fico muito grato e contente com a publicação da lista que contempla atletas e técnicos do Paraná, na qual estou incluso. Desde 2011 o Estado promove este programa que funciona com uma ajuda de custo àqueles que desenvolvem um bom trabalho com resultados de formação de atletas. Este é o segundo ano que conquisto a bolsa, por meio dos resultados de nossa equipe de trabalho do Colégio Martin Luther e atletas dos anos de 2019 e 2020. Infelizmente a bolsa não atende a todos, mas, de certa forma, nos incentiva a dar continuidade no processo de formação de atletas-cidadãos”, destaca o técnico Luis Fernando Kubiski.

Técnico Luis Fernando Kubiski é um dos três técnicos rondonenses contemplados no programa: “Nos incentiva a dar continuidade no processo de formação de atletas-cidadãos” (Foto: Gustavo da Cunha)

RONDONENSES CLASSIFICADOS

Categoria Formador Escolar
Gabriel Henrique Boes (basquetebol)
Vittor Rafael Trindade (basquetebol)
Kauany Karolina Boone (basquetebol)
Thomas Nikolas Kotters (handebol)
Maria Eduarda de Sousa (voleibol)

Categoria Estadual EAD
Ana Luiza Bento (voleibol)
João Vitor Boeing (basquetebol)
Gustavo Ohse Hanke (judô paralímpico)

Categoria Nacional
Ana Luisa Sauer (voleibol)

Categoria Técnico (EAD)
Luis Fernando Kubiski (voleibol)
Claudemiro dos Santos (voleibol)
Marcelo Goes (basquetebol)

 

Gustavo da Cunha/O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente