O Presente
Esportes

Seis meses depois de voltar da Ucrânia, jogador rondonense acerta com o América de Morrinhos

Murilo Maia quer suar a camisa, se dedicar ao máximo e, claro, fazer muitos gols. Mas ele ainda não desistiu de jogar fora do Brasil: "é um sonho e estamos na luta"


calendar_month 12 de setembro de 2022
5 min de leitura

Seis meses depois de voltar da Ucrânia por causa da guerra instalada naquele país, o rondonense Murilo Maia, jogador de futebol profissional, fechou contrato com um clube brasileiro. Trata-se do América de Morrinhos, em Goiás. Pelo time, ele vai jogar a 3ª divisão do Estado. “Vou atuar no ataque, como centroavante”, contou ao O Presente.

Conforme Murilo, depois de voltar da Ucrânia, no começo de março, ele seguiu com treinamentos em Curitiba, cidade onde residia até acertar com o clube goiano. “Quando voltei, segui meus treinos por conta e com o meu preparador físico Vanderlei, com quem já trabalhei há alguns anos. Realizei contatos dentro e fora do Brasil. O maior interesse era sair do Brasil, mas sempre analisando boas propostas”, menciona.

No América de Morrinhos, o jogador de 23 anos diz que a expectativa é muito positiva. Ele quer suar a camisa, se dedicar ao máximo e, claro, fazer muitos gols.

“Quero jogar bem. Temos uma equipe jovem, que conta com jogadores que trabalhei na Polônia. Então, já temos um entrosamento e o nosso projeto é subir a equipe”, expõe.

Murilo Maia vai jogar a 3ª divisão do Estado (Foto: Arquivo pessoal)
Rondonense atua no ataque, como centroavante (Foto: Arquivo pessoal)

Lances do primeiro jogo de Murilo pelo América de Morrinhos:

Sonho

Apesar de no momento atuar por um clube brasileiro, Murilo ainda não desistiu do sonho de buscar uma carreira internacional. “Sigo com o desejo de jogar fora do Brasil, assim como muitos que estão nessa equipe e em tantos outros lugares. É meu sonho e o de muitos que estão na luta, se dedicando para trabalhar num grande mercado, que é o mercado internacional”, ressalta.


Inspiração e Copa do Mundo

No mundo do futebol profissional, uma das grandes inspirações do rondonense é o atacante Neymar, que atualmente joga pelo Paris Saint-Germain e pela Seleção Brasileira. Por falar em Seleção Brasileira, Murilo já tem seu palpite para a Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 20 de novembro.

“O Brasil vem muito forte para essa Copa e eu vejo a Seleção como uma grande favorita. Temos muita força e creio que poderemos ter, sim, mais uma estrela na camisa no final da competição”, opina, emendando: “Infelizmente, a Argentina vem como uma das favoritas, mas também há outras seleções fortes, como a França, Espanha, Alemanha e Bélgica, umas com mais chances que outras, claro”.

Ucrânia

Integrante de um grupo de sete jogadores que participavam de um período de treinos na cidade ucraniana de Uzhhorod, sob coordenação do treinador Albanir Roberto Szymanski, dono da Ars Football, empresa que oferece a jogadores amadores e profissionais de 15 a 24 anos programas de “preparação e adaptação ao futebol europeu” que incluem treinamentos e amistosos, com a possibilidade, caso se destaquem, de serem chamados para ingressarem em alguma equipe europeia, Murilo estava na cidade de Bibrka, próximo a Lviv, no Oeste do país, quando a guerra na Ucrânia começou (24 de fevereiro). Já no dia seguinte, o rondonense conseguiu atravessar a fronteira pela cidade polonesa de Medyka e passou um período em Cracóvia antes de chegar à Capital, Varsóvia, onde ficou hospedado em um hotel à espera do voo de repatriação, que chegou ao Brasil no dia 10 de março. Dois dias depois (12 de março), ele voltou a Curitiba, onde residia até fechar contrato com o América de Morrinhos.

Trajetória

Ainda menino, em Marechal Rondon, Murilo Maia jogou futsal pelo Colégio Martin Luther, pela Copagril e pelo Colégio Cristo Rei, onde conquistou o título paranaense ao lado de Obina, hoje goleiro do Marechal Futsal. Já em Curitiba, se destacou nas escolinhas e passou a integrar as equipes de rendimento do Athletico Paranaense. Quando saiu do Furacão, aos 17 anos, em 2015, pensou em deixar o futebol de lado para focar nos estudos, mas um torneio no Rio Grande do Sul renovou sua relação com a bola.

Ao jogar a Copa 3 Coroas, pelo Botafogo de Novo Hamburgo (RS), o treinador Paulinho Schneider recomendou ao rondonense fazer parte de um projeto na Europa, encabeçado pelo treinador Albanir Szymanski, e foi lá que ele conseguiu seu primeiro contrato, em Bielawianka, na Polônia.

Na 4ª divisão polonesa, Murilo, então com 19 anos, chamou a atenção com participação direta em 19 gols da sua equipe. Em 2019, atuou pelo SG Kinzenbach, da 6ª divisão da Alemanha. Veio a pandemia e o jogador voltou ao Brasil.

Novas oportunidades surgiram no ano passado, quando ele jogou nas divisões inferiores do Paraná. Em 2021 fez seu primeiro contrato no Brasil, jogando pelo Prudentópolis a 2ª divisão e, no fim do ano, atuando pelo Grecal na 3ª divisão do Paranaense.

Em 2022 reapareceu a chance mudar para a Europa, através do mesmo treinador, Albanir Szymanski, para realizar uma pré-temporada na Ucrânia. Foi quando a guerra começou e atrapalhou os planos de Murilo em relação à sua carreira internacional.

Em recente conversa com o Jornal O Presente, Murilo Maia falou sobre sua volta precoce ao Brasil, a busca por uma nova oportunidade, a rotina de treinos e a importância da família e amigos na busca pelo sonho de jogar entre os melhores (clique e confira).

Murilo Maia em treinamento pelo América de Morrinhos, em Goiás (Foto: Arquivo pessoal)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.