Fale com a gente

Marechal Operação Reatriação

Rondonense que fugiu da guerra na Ucrânia está entre os passageiros que voltarão ao Brasil no avião da FAB

Publicado

em

Desde que saiu da Ucrânia Murilo Maia estava na Polônia (Foto: Arquivo pessoal)

O rondonense Murilo Koefender Maia, que fugiu da guerra na Ucrânia, buscando abrigo na Polônia, está entre os passageiros que voltarão ao Brasil no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

“No momento estou em Varsóvia, em um hotel, graças à Embaixada Brasileira. Quarta-feira (09) realizaremos um voo de repatriação e vamos retornar ao Brasil. Espero em breve poder passar mais informações para vocês”, declarou o jogador nesta terça-feira (08).

Após ter conseguido sair da Ucrânia, horas depois de o país começar a ser bombardeado pela Rússia, no último dia 24, o rondonense está na Polônia.

Murilo cruzou a fronteira da Ucrânia no dia 25, entrando na Polônia pela cidade de Medyka. Depois, ele passou por outras cidades, como Cracóvia, e agora está em Varsóvia, Capital polonesa.

A Polônia é o país que mais recebeu refugiados desde o início da crise, seguido por Romênia, Hungria e Eslováquia. Em 11 dias de guerra, a ONU estima que 1,5 milhão de pessoas já deixaram a Ucrânia em direção a outros países, o que torna a crise atual a maior da Europa moderna.

Leia mais sobre os momentos de tensão vividos pelo rondonense durante a fuga da guerra clicando AQUI.

O jogador profissional espera uma oportunidade na carreira. CLIQUE AQUI e leia mais.

Desde que saiu da Ucrânia, no início do conflito militar, Murilo Maia está na Polônia: atualmente, em Varsóvia, Capital polonesa (Foto: Arquivo pessoal)

 

 

Operação Repatriação

O avião da Força Aérea Brasileira, preparado para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia, decolou de Brasília ontem (07) levando mais de 11 toneladas em donativos.

O KC-390 da FAB saiu cedo de Anápolis, em Goiás, e pousou na base aérea de Brasília, onde foram feitos os últimos preparativos para a viagem.

Dentro do avião foram colocadas caixas que transportam mais de 11,5 toneladas de ajuda humanitária, como 50 purificadores de água, com capacidade para purificar até 300 mil litros de água por dia, 50 kits para a produção de energia solar, além 10 toneladas de alimentos desidratados com alto poder nutritivo e ainda 5 kits de medicamentos para uso emergencial. A aeronave foi adaptada para trazer pelo menos 72 passageiros de volta ao Brasil.

Dezoito pessoas embarcaram na missão batizada de Operação Repatriação. São 16 tripulantes, todos da FAB – além de um general e uma diplomata.

O cargueiro decolou às 15h10. Por volta das 18 horas pousou na base aérea de Recife (PE), onde pernoitou. Hoje cedo seguiu viagem com escalas previstas em Cabo Verde, na costa africana, e em Lisboa (Portugal), e deve chegar à Varsóvia, Capital da Polônia, na manhã de quarta-feira (09).

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente