Fale com a gente

Geral

Agricultura alerta sobre os riscos de incêndios florestais

Publicado

em

A Secretaria de Agricultura e Política Ambiental e o Conselho Municipal de Defesa Civil de Marechal Cândido Rondon estão lançando um alerta a toda a população para serem redobrados os cuidados visando prevenir a ocorrência de incêndios florestais. Conforme o engenheiro agrônomo Urbano Mertz, da Secretaria de Agricultura, a ocorrência de geadas, o tempo seco, a baixa umidade e os fortes ventos neste mês de agosto são propícios à propagação do fogo.

Conforme dados do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), quase 100 ocorrências de queimadas em vegetações são registradas por dia no Estado. Os locais de maior risco de incêndios são zonas rurais e margens de rodovias, além de terrenos baldios nas áreas urbanas. Por isso, qualquer fogo em local aberto ou até uma bituca de cigarro podem causar incêndios de grandes proporções, causando prejuízos aos agricultores, ao meio ambiente e à própria saúde das pessoas.

Prevenção e combate

A preocupação com o tema levou a Secretaria de Agricultura e Política Ambiental a definir estratégias e ações de prevenção e combate a incêndios ambientais no município. O objetivo é possibilitar uma rápida resposta ao surgimento de incêndios em áreas urbanas e rurais dos municípios.

Entre estas ações, Urbano Mertz alerta que, em havendo indícios de ocorrência de fogo em lavouras ou em matas, a população deve acionar com urgência o Corpo de Bombeiros e solicitar o auxílio de vizinhos. Ele também recomenda que os agricultores deixem os tanques de distribuição de esterco e outros equipamentos sempre cheios de água, para auxiliar no combate de qualquer início de fogo.

“As ações de prevenção e combate a incêndios ambientais nas áreas rurais e urbanas dependem da participação de todos. Por isso pedimos que a comunidade fique atenta e nos auxilie a prevenir e combater os focos de incêndio”, pede o representante da Secretaria de Agricultura.

Copyright © 2017 O Presente