Fale com a gente

Geral

Após denúncia de racismo, secretária é afastada em Santa Helena

Publicado

em

Arquivo/OP

Terezinha Madalena Bottega deixou o cargo de secretária de Saúde ontem (24) para que as denúncias sejam apuradas: Somente depois de apurados todos os fatos vou fazer um pronunciamento

Uma reunião conjunta entre membros da administração pública de Santa Helena decidiu, no fim da tarde de ontem (24), pelo afastamento da secretária municipal de Saúde para que seja apurada a denúncia de racismo feita por uma médica do programa Mais Médicos contra a secretária Terezinha Madalena Bottega. Uma sindicância vai ouvir as partes envolvidas e apurar os fatos. As informações são da própria acusada, que ontem (24) preferiu não mais comentar sobre o teor da conversa que teve com a médica.

Terezinha deixou o cargo depois que o Ministério da Saúde notificou a Prefeitura de Santa Helena para que se explique sobre a acusação de racismo feita contra a ex-secretária por uma médica do programa federal. Caso o município não se manifeste em cinco dias ou seja comprovado o ato de racismo, a prefeitura estará sujeita a sanções do ministério, no âmbito do Mais Médicos.

A médica gaúcha Thatiane Santos da Silva, de 30 anos, que é negra, teria ouvido da então secretária de Saúde que o cabelo dreadlock dela exala um cheiro forte, que os pacientes da cidade estão acostumados a outro padrão de profissionais e que ela poderia sofrer preconceito.

Conforme a secretária afastada, o melhor agora é ouvir as partes, e ela não quer comentar o teor da conversa. Estou me afastando da função, em decisão conjunta com a administração municipal, para que seja aberta sindicância e que os fatos sejam apurados, disse à reportagem de O Presente. Em relação aos fatos, não é bem isso que a médica está falando, mas não vou mais me pronunciar, não me sinto bem para falar sobre o assunto, destacou. Somente depois de apurados todos os fatos vou fazer um pronunciamento, emendou.

O prefeito Jucerlei Sotoriva (Juce) foi procurado pela reportagem, mas não respondeu às ligações telefônicas. Entretanto, ele deve enviar explicações ao Ministério da Saúde.

SUBSTITUIÇÃO

Com o afastamento de Terezinha Bottega, fica responsável pela pasta, a servidora Cleusinei Santos da Luz.

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje

Copyright © 2017 O Presente