Fale com a gente

Geral

Bancos voltarão a funcionar normalmente na segunda

Publicado

em

Voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (14) as agências bancárias de toda a região, a exemplo do que ocorrerá no país afora. A decisão pelo fim da greve, que teve duração de 23 dias, foi tomada pelos bancários após o Comando Nacional de Greve entrar em acordo com os banqueiros a respeito do índice de reajuste salarial deste ano.

Em assembleia realizada ontem (10), na base sindical de Toledo, 90% dos bancários presentes aprovaram o fim do movimento e o retorno ao trabalho na próxima semana. Pela proposta, a categoria terá aumento de 8% (aumento real de 1,82%) no índice de reajuste sobre os salários e as verbas, para 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

O principal impasse nas negociações da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) era quanto ao dias parados. Os bancários queriam anistia, enquanto os bancos queriam descontar os dias não trabalhados ou reposição em 180 dias. O acordo final determinou que seja feita a compensação de uma hora diária até o dia 15 de dezembro.

(Leia a matéria completa na edição impressa de O Presente)

Copyright © 2017 O Presente