Fale com a gente

Geral

Campanha de Multivacinação começa amanhã

Publicado

em

O Presente
Ontem (22), o pequeno Mateus Patrick Müller da Silva, de quatro meses, tomou doses das vacinas Pentavalente, polio inativa, pneumocócica 10 e rotavírus. Ele foi levado pela mãe, Dulce Müller da Silva, à Unidade de Saúde 24 Horas

O Ministério da Saúde escolheu amanhã (24) para ser o dia “D” da Multivacinação, data em que os pais devem atualizar vários tipos de vacinas dos filhos com idade entre zero e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Estarão disponíveis nos postos de saúde de todos os municípios brasileiros as vacinas tríplice viral contra o sarampo, rubéola, caxumba, pneumonia, meningite, difteria, tétano, coqueluche, tuberculose e poliomielite.

No caso da tríplice viral, são necessárias duas doses para a imunização das crianças, sendo a primeira com 12 meses e a segunda aos 15 meses de vida. No Paraná, a mobilização será realizada simultaneamente em todos os municípios do Estado, com unidades de saúde abertas das 08 às 17 horas. A campanha segue até a próxima sexta-feira (30).

Para receber as doses, basta os pais ou responsáveis apresentarem a caderneta de vacinação das crianças na unidade de saúde. “Com ela será possível verificar quais vacinas deverão ser aplicadas e quais ainda faltam para completar o esquema vacinal das crianças”, explica o coordenador estadual de imunização, João Luis Crivellaro.

As crianças cujos pais perderam a caderneta também poderão ser imunizadas. Neste caso, os profissionais de saúde solicitarão um documento de identificação da criança e as vacinas serão aplicadas de acordo com sua faixa etária. “Recomendamos que procurem a unidade de saúde mais perto de sua casa. Lá eles podem verificar no cadastro quais vacinas ainda não foram aplicadas”, ressalta o coordenador.

Marechal Rondon

Em Marechal Cândido Rondon, a Secretaria Municipal de Saúde programou atendimento especial das 08 às 17 horas na Unidade de Saúde 24 Horas, bem como nos postos dos bairros São Lucas e Loteamento Augusto, no mesmo horário. Também serão oferecidas 300 doses de vacina contra a gripe para gestantes e crianças até cinco anos que ainda não foram imunizadas durante o período normal de campanha.

Copyright © 2017 O Presente