Fale com a gente

Geral

Cidadania no trânsito é debatida no Colégio Eron Domingues

Publicado

em

Qual o meu papel no trânsito? Este foi um dos assuntos tratados por estudantes de turmas do 9º ano do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, vida a cidadania no trânsito. Trata-se de ações do projeto Aprender, Socializar e Agir, idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Vera Pagnussatti, no qual os estudantes analisaram gêneros textuais, editoriais, reportagens, e fizeram entrevistas com diversas pessoas.

Durante a manhã e a tarde de hoje (20) foram apresentados os trabalhos a estudantes da 8ª série, outras turmas do ensino fundamental, da formação de docentes e para alunos de outras escolas. A aluna Gabriela Thomas, do 9º ano A, e colegas do grupo entrevistaram o Soldado Garcia, que explicou sobre trânsito. Segundo ela, impressionou a estatística de que no país mais de 43 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de acidentes de trânsito.

Djenifer Maçaneiro é estudante do 9º ano D, e destacou que em termos de cidadania, os ciclistas devem ter tanta responsabilidade no trânsito quanto os motoristas. De acordo com ela, a bicicleta é como qualquer veículo e está sujeita às normas de trânsito, incluindo multas. Daniela Reschke, do 9º ano D, lembrou que muitos condutores de veículos se envolvem em acidentes devido a fatores como desatenção, imprudência.

Ela comentou que o Paraná é ocupa a quinta posição no país em acidentes de trânsito. Segundo ela, o álcool e o sono são algumas das causas de acidentes. A lição apontada pelas estudantes é que se cada um agir com responsabilidade no trânsito, respeitando as normas e os demais condutores, é possível reduzir o índice de acidentes e tornar o trânsito mais seguro.

Copyright © 2017 O Presente