Fale com a gente

Geral Gelou

Cidades do Rio Grande do Sul têm queda de chuva congelada; entenda diferença para a neve

Inmet registrou sensação térmica de -17,6°C em São José dos Ausentes. Também houve chuva congelada na fronteira com o Uruguai. Meteorologistas projetam chance de neve em cidades da Serra do RS entre a noite desta quinta (18) e a madrugada de sexta-feira (19)

Publicado

em

Registro de chuva congelada em Santana do Livramento (Foto: Rafael Mayer/Divulgação)

Quem espera neve no Rio Grande do Sul já teve uma primeira impressão do frio previsto para esta quinta-feira (18). Por volta das 16 horas, houve queda de chuva congelada em algumas cidades da Serra e da fronteira com o Uruguai.

Em Santana do Livramento, na fronteira, o servidor público Rafael Mayer estava jogando golfe com amigos quando foi surpreendido pela precipitação. “A gente estava no nosso momento de lazer, jogando um ‘golfezinho’. A ‘nevezinha’ quicava nas nossas roupas”, conta.

Segundo a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo, o efeito das gotas “quicando” indica tratar-se chuva congelada. “Se fosse neve, ia cair lentamente”, explica.

O fenômeno se repetiu em cidades como Aceguá e Piratini, também na fronteira.

Já em São José dos Ausentes, na Serra, a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou temperatura de 2,1°C às 16 horas, com sensação térmica de -17,6°C. Houve chuva congelada no município.

O que é chuva congelada?

A chuva congelada é uma das chamadas precipitações invernais. Ela ocorre quando a neve que cai de uma nuvem passa por uma camada de ar mais quente, derrete e vira chuva. Contudo, antes de chegar ao solo, a gota congela.

A neve chega ao solo sem derreter. Já a chuva congelante derrete após cair da nuvem e só congela quando toca o solo. Veja o infográfico abaixo.

Chance de neve

Segundo a Climatempo, parte da Serra tem chances moderadas a altas de neve entre esta quinta e sexta-feira (19). O fenômeno é mais provável em cidades como Bom Jesus, Vacaria, São José dos Ausentes e Cambará do Sul.

Outras cidades da Serra, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela, São Francisco de Paula e Gramado também têm chance de neve, só que de moderada a baixa. Também há probabilidade do fenômeno na Região Norte do estado, em cidades como Erechim e Passo Fundo.

A última vez que o Estado registrou neve foi em maio deste ano, ainda no outono. O fenômeno ocorreu em São José dos Ausentes e Cambará do Sul, região onde a sensação térmica chegou a -20,7°C.

Em julho de 2021, uma onda de ar frio que passava pelo Sul do país trouxe neve a pelo menos 13 cidades do Rio Grande do Sul, além de chuva congelada.


Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente