Fale com a gente

Geral

Claudio Dutra busca recursos para saneamento rural

Publicado

em

O prefeito Claudio Dutra estará em Curitiba nesta quinta-feira (08), para cumprir agenda de trabalho com o objetivo de buscar mais recursos para São Miguel do Iguaçu. Dentre os compromissos, Dutra irá apresentar à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) um projeto de Saneamento Rural, pelo qual mais de 300 famílias de 16 comunidades do município serão contempladas com a instalação de Sistema de Abastecimento de Água.

O prefeito estará acompanhado do secretário de Agricultura, Nacleto Tres, e dos técnicos Edson Bortoluzzi e Luciano Neri. Durante a reunião será apresentada a justificativa do projeto e sua viabilidade técnica. “A proposta, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, atende todas as comunidades que ainda não possuem tratamento de água. Com isso, proporcionamos melhoria na qualidade de vida dessas pessoas, pois se trata de um assunto de saúde pública”, afirma Claudio Dutra.

O projeto para construção de 16 sistemas de abastecimento de água prevê perfuração do poço, bombeamento, estação de tratamento, reservatório, rede de distribuição e energia elétrica para as seguintes comunidades: São Lourenço, Cabiu, Barro Branco, Linha Minosso, São Carlos, Mauritânia, Sanga Funda, Cruzeirinho, Linha Castelo Branco, Santa Isabel, Paulistânia, Linha Dura, São Brás, Comunidade Quilombola, Cacic e São Lourenço II. O valor da proposta está orçado em R$ 2,6 milhões.

Britador

Na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), o prefeito irá assinar o Plano de Trabalho referente ao Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). São Miguel será contemplado com um recurso de R$ 450 mil para viabilizar a aquisição de um conjunto de britador novo e, com isso, atender as necessidades do município para melhoria e conservação das estradas vicinais.

Além do britador, o recurso também será aplicado na pavimentação de duas ruas nos distritos de São Jorge e Aurora do Iguaçu. O próximo passo, após a assinatura do Plano de Trabalho, é a geração do convênio para a liberação do recurso pela SEDU.

Ainda em Curitiba, o prefeito irá verificar na Secretaria de Estado da Educação o andamento dos projetos de ampliação de duas escolas estaduais, em Aurora do Iguaçu e Santa Rosa, que funcionam em dualidade. Conforme o prefeito, o intuito é tentar viabilizá-los ainda para este ano. A agenda de compromissos também terá visita a parlamentares na Assembleia Legislativa com o objetivo de reforçar o apoio aos projetos de São Miguel do Iguaçu.

Copyright © 2017 O Presente