Fale com a gente

Geral

Comissão vai avaliar situação de balneários

Publicado

em

Na próxima semana, os municípios lindeiros ao lago de Itaipu que contam com praias artificiais terão que indicar as pessoas que comporão a comissão que vai deliberar sobre o futuro da gestão desses espaços. A princípio, a comissão será formada por membros do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Agência de Desenvolvimento do Turismo Integrado, Itaipu e prefeituras da região.

Na sequência, a intenção é convidar o Ministério Público, os órgãos ambientais e segmentos dos governos estadual e federal para o diálogo. A ação foi definida em assembleia realizada ontem no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu.

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva (DEM), a primeira ação será fazer o levantamento detalhado de todas as ações e custos que envolvem os balneários.

“A problemática quanto à manutenção das praias é uma questão levantada há alguns anos pelos gestores municipais. Devido ao vandalismo, o investimento é alto e o retorno financeiro é mínimo”, disse Jucerlei, ao citar que Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu já manifestaram interesse em devolver a área para a Itaipu Binacional. A gestão privatizada desses espaços é um dos pontos a serem debatidos.

O prefeito de Mundo Novo (MS), Humberto Carlos Ramos Amaducci, afirmou que em seu município a situação não é diferente. “A infraestrutura é pequena pelo montante de valor que temos que investir todo ano em manutenção. Por isso, queremos dialogar junto com a Itaipu”, resumiu.

Presente na reunião, o superintendente de Gestão Ambiental da binacional, Jair Kotz, destacou o interesse de Itaipu em estar dialogando junto com os municípios para que a melhor saída seja encontrada.

“O primeiro passo certamente é levantar dados e informações para que possamos ter um diálogo mais consistente e abrangente. Não podemos esquecer que as praias são os cartões-postais de nossa região e que agregam, além de um espaço de lazer, a história e a cultura do nosso povo”.

Copyright © 2017 O Presente