Fale com a gente

Geral

Construindo uma nova geração para o trânsito

Publicado

em

Giuliano De Luca/OP
Crianças são transformadas em agentes mirins de trânsito

Pedestres, ciclistas e motoristas mais conscientes, que promovam a paz e a gentileza no trânsito. É basicamente esse o objetivo da Semana Nacional do Trânsito, que termina oficialmente hoje (27) em Marechal Cândido Rondon já com saldo considerado positivo pela administração municipal, promotora da campanha. Diversas ações foram promovidas ao longo dos últimos nove dias, envolvendo públicos distintos, de crianças a idosos.

Ontem (26), cerca de 300 crianças do 4º e 5º anos das escolas municipais Érico Veríssimo e 25 de Julho ouviram o secretário municipal de Programas em Segurança e Trânsito, Jossoé Hahn Pinto, falar sobre regras básicas nas ruas das cidades.

Expondo seu lado de pedagogo, Jossoé cativou os menores de forma lúdica e educativa. “É muito bom trabalhar com as crianças. Elas não somente escutam, mas também participam, garantindo mais eficiência em nossa ação”, destacou.

Um material especialmente confeccionado para as crianças está sendo distribuído nas escolas. As palestras, que seguem até quinta-feira (02), trazem à tona temas de grande relevância para eles, como a travessia em faixas de pedestres, o uso do cinto de segurança ou a permanência em banco traseiro para menores de dez anos. “É de pequeno que se aprende”, avalia Jossoé.

Giuliano De Luca/OP
Faixa de pedestre é um direito que deve ser preservado sempre: Semana do Trânsito deste ano deu destaque para o assunto

Entretanto, o enfoque principal do ciclo de palestras é para que as crianças passem a cobrar dos motoristas que elas conhecem, sejam seus pais, irmãos ou o condutor do transporte escolar, ações que estejam dentro das leis vigentes. “Estamos transformando essas crianças em agentes mirins de trânsito, que vão fiscalizar e questionar atitudes erradas dos motoristas e orientá-los a fazer a coisa certa”, pontua o secretário.

O ciclo de palestras será estendido também a escolas particulares para que todas as crianças do município tenham acesso ao material lúdico e didático produzido para essa faixa etária especialmente para a campanha, além de conhecer um pouco mais das leis durante a palestra. “O material teve o crivo da Secretaria de Educação, parceira na elaboração”, comenta o secretário.

Para ele, as noções de trânsito são de fundamental importância, já que todos são parte dele. “Essas crianças também fazem parte do trânsito. Elas são pedestres, são ciclistas e futuramente serão motoristas. Elas têm que conhecer desde cedo seus direitos e deveres”, explica.

Copyright © 2017 O Presente